A Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo anunciou que, só no ano passado, foram prestadas mais de 10 mil horas de trabalho voluntário na unidade hospitalar vianense. No atendimento dos doentes no átrio do hospital, no apoio aos doentes mais dependentes no internamento e no serviço de pequenos-almoços gratuitos na Central de Colheitas, as voluntárias e os voluntários da Liga dos Amigos estão cada vez mais presentes na vida do Hospital de Viana. No trabalho de apoio direto aos doentes foram realizados em média 125 turnos individuais de voluntariado por semana, totalizando 9.082 horas de trabalho voluntários no ano de 2017, a que acrescem 1.502 horas ocupadas na promoção da dádiva de sangue, secretariado e coordenação das atividades diárias da Liga dos Amigos do Hospital.
Tendo iniciado a atividade de humanização dos serviços hospitalares há 36 anos, a Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo tem, no início de 2018, um corpo de voluntariado com 85 membros – 74 voluntárias e 11 voluntários, com formação generalista no Banco de Voluntariado do Gabinete da Cidade Saudável e formação específica em voluntariado hospitalar, proporcionada pela Liga dos Amigos, com apoio de profissionais de enfermagem do hospital.
Além do acolhimento e orientação dos doentes no Átrio do Hospital, encaminhando-os ou acompanhando-os às consultas externas e aos exames complementares, as voluntárias prestam serviço na Central de Colheitas, oferecendo pequenos-almoços gratuitos aos doentes mais carenciados ou de localidades mais afastadas que vêm em jejum ao hospital para fazer análises ou outros exames. Durante o ano de 2017 foram servidos a esses doentes 5.516 pequenos-almoços gratuitos (leite, cevada ou chá, bolachas).
No Internamento, o voluntariado da Liga, sendo ainda em número insuficiente para as necessidades existentes nos serviços, já presta serviço em 9 unidades de internamento (3 de Medicina, 2 de Cirurgia e 1 de Especialidades Cirúrgicas, 2 de Ortopedia e 1 de Pediatria), acompanhando os doentes que não têm visitas e apoiando nas tarefas quotidianas os doentes mais dependentes, especialmente ajudando-os nas refeições.
Ainda no Internamento, a dupla de voluntárias que faz serviço de Cabeleireira satisfez todos os pedidos que foram enviados à Liga pelos responsáveis dos Serviços, tendo efetuado 109 lavagens, cortes de cabelo e penteados a doentes internados.
Além das comemorações dos Dias Internacionais do Doente e da Criança, o corpo de Voluntariado ofereceu uma prenda a todos os doentes que ficaram internados no Natal e, nas comemorações do 36º aniversário, as voluntárias e voluntários participaram na oferta de diversos equipamentos aos serviços hospitalares, nomeadamente 17 televisores LCD, 5 cadeirões articulados, banheira rodada e cadeira de transporte de crianças e outros, adquiridos com as verbas doadas por 114 amigos.