FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 26 Fev 2018

AECT Rio Minho já foi assinado e reforça parceria entre Alto Minho e Galiza

A constituição do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Rio Minho (AECT Rio Minho) foi oficializada este sábado, em Valença, com a assinatura do protocolo por […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A constituição do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Rio Minho (AECT Rio Minho) foi oficializada este sábado, em Valença, com a assinatura do protocolo por José Maria Costa, presidente da Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), e Maria del Carmen Silva Rego, presidente da Deputación Provincial de Pontevedra, da Galiza. Este ato é classificado como um passo em frente para uma cooperação ainda mais sólida entre Portugal e Espanha, visto que o AECT Rio Minho pretende dar um contributo importante para a cooperação transfronteiriça entre o Norte de Portugal e a Galiza.

Os principais objetivos deste agrupamento passam por contribuir para o desenvolvimento socioeconómico e da coesão institucional no território de intervenção, a promoção do património cultural e natural transfronteiriço, a valorização das potencialidades dos recursos endógenos da zona, e ainda a criação e consolidação da marca turística transfronteiriça Rio Minho, assim como de outras marcas no âmbito nacional e internacional.

O AECT Rio Minho tem como associados a CIM Alto Minho e a Deputación Provincial de Pontevedra, abrangendo os 10 concelhos da NUT III Alto Minho e 16 concelhos galegos da Província de Pontevedra com ligação ao rio Minho. Este acordo surge na sequência da autorização por parte dos Governos de Portugal e de Espanha.

Com a oficialização deste novo protocolo, foi extinguida a Uniminho – Associação do Vale do Minho Transfronteiriço, que trabalhava ao nível da cooperação entre as duas regiões, cedendo o lugar ao AECT Rio Minho.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts