FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

05 Fev 2018

Arcos de Valdevez investe mais de 1 milhão no Plano de Defesa da Floresta contra Incêndios

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A autarquia de Arcos de Valdevez apresentou recentemente o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) para este ano, que irá alcançar um […]

A autarquia de Arcos de Valdevez apresentou recentemente o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) para este ano, que irá alcançar um valor superior a 1 milhão de euros. A apresentação do plano foi feita numa sessão que contou com representantes das Juntas de Freguesia do concelho, dos Baldios, do Comando Distrital de Operações e Socorro de Viana do Castelo (CDOS), da Guarda Nacional Republicana (GNR), dos Bombeiros e outras associações.

João Manuel Esteves, presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, explicou à GEICE que este plano contém um “conjunto alargado de ações de limpeza da floresta”, que inclui não só o tratamento de terrenos, mas também bermas das estradas – nomeadamente nos acessos às florestas – da rede elétrica, entre outros.  Nestas ações incluem-se a elaboração de um “plano de fogo controlado” e a deflorestação dos Baldios. O autarca recordou que “o concelho de Arcos de Valdevez é um concelho muito extenso”, que “tem uma área muito considerável de floresta”, pelo que o município precisa de ter “todas as precauções, principalmente “tendo em consideração aquilo que tem acontecido nos últimos anos”, com os grandes incêndios florestais de Travanca e Peneda, em 2016.

Também descritas no plano estão melhorias no acesso aos pontos de água, de forma a facilitar o trabalho dos Bombeiros e dos meios aéreos no combate aos fogos e, segundo o autarca, o executivo aprovou um apoio à aquisição de um “autotanque” de água.

A sensibilização também é um ponto de destaque deste plano. Neste âmbito, estão a ser preparadas diversas iniciativas pelo município, pela GNR e outras entidades no terreno. Recorde-se que, na legislação, consta que proprietários de edificações isoladas terão de fazer a limpeza dos próprios terrenos numa faixa de 50 metros, até ao dia 15 de março. A faixa de proteção é medida a partir da parede exterior da edificação; as copas das árvores devem distanciar-se entre si num mínimo 4 metros; o desrame das árvores deverá ser feito 4 metros acima do solo (para árvores com altura inferior a 8 metros desrama-se a metade inferior (50%) da árvore); e as árvores e arbustos devem estar distanciados 5 metros dos edifícios, evitando a projeção das copas das árvores sobre os telhados.

Por fim, a Câmara de Arcos de Valdevez também confirmou que vai dar continuidade ao projeto aprovado ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) para a instalação da rede primária de faixas de gestão de combustíveis. Prevê-se ainda uma candidatura para a renovação dos protocolos com as entidades detentoras de sapadores florestais, no montante de 137 500 euros.

O custo total deste investimento na prevenção dos incêndios vai ser suportado na maioria pela autarquia, mas o município vai também receber ajudas financeiras por parte dos Baldios, de entidades envolvidas neste plano, e ainda por fundos comunitários.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts