FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

26 Fev 2018

Assembleia Municipal de Viana debateu o projeto “Portugal 2030 – Futuro da Política de Coesão”

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Na última Assembleia Municipal de Viana do Castelo, decorreu uma discussão sobre as perspetivas estratégicas para Viana do Castelo-2030, numa sessão que contou com a […]

Na última Assembleia Municipal de Viana do Castelo, decorreu uma discussão sobre as perspetivas estratégicas para Viana do Castelo-2030, numa sessão que contou com a presença de Fernando Freire Sousa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

O responsável da CCDR-N sublinhou a “extrema importância” do debate e que também é importante que “Portugal lance o debate com tempo”. Para Freire de Sousa, a região Norte é, simultaneamente uma região com indicadores muito positivos, mas, ao mesmo tempo, uma região pobre e a precisar de uma política europeia de coesão, pelo que é fundamental ter em conta este “paradoxo” e este “dilema” na distribuição de fundos comunitários.

Durante o debate, José Maria Costa, presidente da Câmara de Viana, afirmou ser “fundamental que haja um reforço das políticas de coesão no próximo quadro comunitário de apoio” para que “haja consolidação do projeto europeu”. “São as políticas de coesão e o Fundo de Coesão os instrumentos prioritários da União Europeia para evitar fraturas sociais, fraturas ambientais e fraturas económicas no seio da União Europeia”, salientou.

O edil vianense mencionou a importância da Agenda Urbana a nível europeu, e que “a aposta e o reforço de verbas para as políticas das cidades terá como consequência o reforço da coesão social e a melhoria da qualidade ambiental e da vida dos cidadãos europeus”. José Maria Costa referiu ainda que “o próximo período de programação 2030 tem que ir além dos objetivos fixados para o Portugal 2020 no que se refere ao apoio às infraestruturas associadas à competitividade dos territórios e ao apoio aos equipamentos educativos, sociais e de saúde”.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts