FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

01 Fev 2018

Câmara de Viana aprovou regulamento de prémio literário em homenagem a Luís Miguel Rocha

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Foi aprovado em reunião de executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo, esta quinta-feira, o regulamento do concurso literário que visa prestar homenagem ao […]

Foi aprovado em reunião de executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo, esta quinta-feira, o regulamento do concurso literário que visa prestar homenagem ao escritor Luís Miguel Rocha. Maria José Guerreiro, vereadora com os pelouros da cultura e educação, recorda que a criação deste prémio é o cumprir de uma promessa feita em 2016. Foi em março de 2015 que o escritor Luís Miguel Rocha, autor de obras como “O Último Papa”, faleceu, com apenas 39 anos de idade. O escritor era natural do Porto, mas viveu muitos anos, com a família, em Mazarefes, concelho de Viana do Castelo.

José Maria Costa, presidente da Câmara de Viana, justificou o prémio com “a projeção” do escritor, e a vereadora da educação indicou que este será um prémio bienal aberto ao público em geral. “É um prémio que vai exigir grande capacidade no que toca à análise das obras”, considerou, tendo o regulamento sido aprovado por unanimidade. “Era um romancista notável, com grande projeção mundial”, vaticinou o autarca.

O escritor requentou a escola primária de Mazarefes, a Escola Frei Bartolomeu dos Mártires e a Escola de Monte da Ola, completando o ensino secundário na Escola Secundária de Santa Maria Maior. Aos 16 anos escreveu o primeiro capítulo daquele que viria a dar origem, anos mais tarde, aos livros “Um País Encantado” e, posteriormente, publicado com o novo título “A Virgem”.

Luís Miguel Rocha conquistou sucesso internacional com obras como “O Último Papa”, lançada em 2006. A obra apresentava uma teoria sobre a misteriosa morte de Albino Luciani, Papa João Paulo I, envolvendo a maçonaria italiana. Em 2011 lançou “A mentira Sagrada” e em 2013 surgiu “A Filha do Papa”, sobre segredos do Vaticano.

Foi ainda aprovado o regulamento para o Concurso de Dramaturgia – Prémio Lucilo Valdez, no ano em que se assinalam os 80 anos do nascimento deste homem da cultura e do teatro. O concurso de dramaturgia destina-se a textos inéditos, o prémio é a encenação e apresentação pública no Teatro Municipal Sá de Miranda, a dia 26 de janeiro de 2019.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts