A Câmara Municipal de Viana do Castelo atribuiu, esta sexta-feira, um troféu a Hélio Gomes e vai expor a imagem do atleta na Galeria dos Campeões 2017, depois de confirmar junto da Federação Portuguesa de Atletismo que o vianense não perdeu o título, apesar de as suspeitas de ‘doping’ ainda estarem a ser investigadas. A atribuição da distinção municipal foi assumida pelo presidente da autarquia vianense, durante a inauguração da Galeria dos Campeões, que destaca os vianenses desportistas que foram campeões nacionais ou internacionais no ano passado. A galeria que destaca 100 atletas campeões foi inaugurada no interface de transportes da cidade, numa cerimónia que contou com a presença do pai do atleta do Sporting.
Já Vítor Lemos, vereador com o pelouro do desporto na autarquia vianense, confirmou que “o Hélio é campeão nacional de estrada 2017, confirmado pela Federação Portuguesa de Atletismo”, indicando que “esse título, independentemente de outras questões, não lhe será retirado, é reconhecido como campeão nacional, por isso mesmo o município o reconhece e vai entregar-lhe a distinção”. “O processo que corre não põe em causa o título, a Federação confirma o título”, frisou, referindo-se à conquista do campeonato nacional de estrada em atletismo, em janeiro de 2017.
Recorde-se que, em julho de 2017, o Sporting confirmou a análise positiva a “doping” ao atleta Hélio Gomes, corredor de meio-fundo e fundo, habitualmente utilizado em pista nas provas de 1500 e 3000 metros. O atleta do Sporting incorre numa pena de suspensão que vai entre dois a quatro anos.
Já o pai de Hélio Gomes referiu que o filho “está metido numa guerra, numa cilada muito grande”, mas disse esperar que, depois, “a comunicação social reponha a verdade”, frisando que o vianense é “um dos melhores atletas do distrito”.