A Câmara Municipal de Viana do Castelo deverá avançar, no mês de maio, com o Conselho Municipal de Juventude (CMJ), tendo o projeto de regulamento do novo órgão sido aprovado em reunião camarária, por unanimidade. Na proposta pode ler-se que “a temática subordinada à juventude deve ser tratada em parceria com os jovens” e que “auscultar a juventude torna-se fundamental para que em conjunto possamos definir as suas necessidades, tendências e expectativas, propondo assim ações adaptadas às suas realidades”. Neste sentido, a Câmara Municipal de Viana do Castelo implementa o Conselho Municipal da Juventude, vendo os jovens como parceiros e interlocutores do município, com vista à criação de uma política municipal de juventude.
Carlota Borges, vereadora da coesão social, juventude, voluntariado e serviços urbanos, indicou, no final da reunião de executivo desta quinta-feira, que este serão um órgão consultivo e que deverá estar pronto para avançar no mês de maio, já que agora, depois de aprovado o projeto de regulamento, irá para consulta pública, durante um período de 30 dias. Depois da consulta pública, o documento voltará a ser submetido à apreciação do executivo camarário, finalizando com aprovação na Assembleia Municipal de abril, para que o Conselho Municipal inicie em maio.
A responsável diz que será um “órgão consultivo que pretende reunir todas as associações de jovens de Viana do Castelo”, envolvendo “umas centenas” de jovens. Será um “espaço de diálogo, de partilha de ideias e experiências”, vaticinou.
Carlota Borges indicou que o Conselho Municipal de Juventude vai incluir cerca de 15 elementos, sendo presidido pelo presidente da Câmara de Viana, que delegará na vereadora responsável pela área de juventude, incluindo também um membro de cada partido com assento na Assembleia Municipal, representantes de associações juvenis, associações de estudantes do ensino básico, secundário e superior, entre outros.