FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

07 Fev 2018

Câmara de Viana estuda construção de ponte de 12 milhões de euros sobre o Rio Lima

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo anunciou, esta quarta-feira à noite, que a autarquia já adjudicou um estudo prévio para analisar a […]

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo anunciou, esta quarta-feira à noite, que a autarquia já adjudicou um estudo prévio para analisar a construção de uma ponte sobre o Rio Lima, para aliviar a “sobrecarregada” Estrada Nacional (EN) 203 e “beneficiar” os investimentos previstos para a fábrica vianense do grupo Europac, numa obra que deverá rondar os 12 milhões de euros.

“Nós, no nosso plano plurianual inscrevemos uma nova acessibilidade sobre o Rio Lima, que irá ligar futuramente o nó de Nogueira da autoestrada A27 com a Estrada nacional 203. Esta estrada está já muito sobrecarregada de tráfego, há de facto uma enorme sobrecarga, e fruto também do desenvolvimento e dos investimentos que a própria Europac tem vindo a fazer, o tráfego pesado é já quase insustentável, com problemas de acidentes, por isso estamos já a fazer um estudo prévio”, revelou José Maria Costa, dizendo que esta nova ponte quer “aumentar a mobilidade entre a margem esquerda e a margem direita e aumentar a competitividade das empresas instaladas no concelho”.

O autarca falava durante a tertúlia “170 anos – Que cidade?”, promovida por Ilda Figueiredo, ex-vereadora na Câmara de Viana e atual vereadora da CDU na Câmara do Porto. Outro estudo prévio que a autarquia está a desenvolver é “uma nova acessibilidade do nó da A28 para o Vale do Neiva”, numa obra que será enquadrada no programa Portugal 2030. O responsável diz que a nova ponte será numa zona do leito do rio “bastante estreita”, que vai ligar “o cruzamento da Estrada Municipal de Deocriste à Estrada Nacional 203, mesmo junto à Europac, e que vai ligar ao acesso da A27 do lado de Nogueira”. “Será uma ponte normal, uma estrada nacional, mas que vai facilitar imenso e ajudar a desenvolver toda a mobilidade interna do concelho”, declarou.

“Já tive uma primeira reunião com o projetista da nova ponte e vamos agora iniciar os contactos junto do Ministério do Planeamento para que estes projetos possam ser enquadrados num programa nacional que depois será objeto de discussão pública”, referiu o líder da autarquia do Alto Minho.

O socialista revelou que, “neste momento, o município conta com 11 novos projetos de investimentos, incluindo alguns reinvestimentos de empresas de Viana”, como a Cadilhe & Santos e a Lacoviana.

Nesta edição que visava assinalar o regresso das tertúlias “Cultura em Viana do Castelo” deveriam ter participado também três ex-autarcas da cidade, como Carlos Baptista, Defensor de Moura e Henrique da Mata, mas o atual edil foi o único orador presente. Defensor Moura esteve ausente devido ao falecimento de um familiar e os outros ex-autarcas invocaram motivos de saúde e pessoais para a ausência.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts