FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 26 Fev 2018

Conferência de desportos outdoor “Euro’Meet 2019” vai realizar-se em Viana do Castelo

Esta segunda-feira, foi assinado na Câmara Municipal de Viana do Castelo o documento que oficializa a realização do Euro’Meet 2019 em Viana do Castelo, de […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Esta segunda-feira, foi assinado na Câmara Municipal de Viana do Castelo o documento que oficializa a realização do Euro’Meet 2019 em Viana do Castelo, de 24 a 26 de setembro do próximo ano. Durante este evento, serão realizadas várias palestras, workshops, e estudos de caso, assim como visitas técnicas às infraestruturas dedicadas ao desporto desenvolvidas pela cidade. Na “Nature & Sports Euro’Meet 2019” incluem-se o Euromeet, a celebração da European Week of Sport, e o University Watersport Camp a 22 e 23 de setembro.

François Beauchard, presidente da European Network of Outdoor Sports (ENOS), sublinhou a qualidade das infraestruturas para desportos náuticos presentes no concelho, revelando ter sido um fator determinante para a escolha de Viana do Castelo para receber a 5ª edição deste evento, ultrapassando candidaturas de cidades como Paris.

Este responsável afirmou sentir uma “inveja positiva” das infraestruturas vianenses, comparando-as com equipamentos de países como França e Alemanha, que “já estão velhas e não há dinheiro para as reabilitar”. Assim, o surgimento de novos investimentos nestas áreas em Portugal “potencia o país para se tornar um ponto de referência europeu” neste setor.

José Maria Costa revelou estar “grato” pela escolha da cidade de Viana para a realização desta 5ª edição do Euro’Meet, mas assumiu a “grande responsabilidade” que o município tem para que tudo corra bem e conseguir “dar a conhecer à Europa o nosso potencial”. Referiu ainda a forte mais-valia turística que um evento desta envergadura traz à cidade, fator reiterado por Jorge Magalhães, vice-presidente da entidade regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, que insistiu na importância do emergente “turismo desportivo” para as economias locais e nacionais.

Para João Zamith, presidente do Surfe Clube Viana, trata-se de “mostrar o que há de melhor no país” e conseguir demonstrar à população a “importância do desporto outdoor”, nomeadamente os náuticos.

As conferências serão realizadas no centro de congressos do Castelo Santiago da Barra. O programa em concreto ainda está por definir, esperando-se poder ser apresentado em Bruxelas aquando da Semana Europeia do Desporto, em setembro, quando faltar precisamente um ano para o evento. O município de Viana já participou nos Nature & Sports Euro’Meet, de 2013, na Eslováquia, e em 2015, na Irlanda do Norte.

 

 

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts