FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

09 Fev 2018

Crianças da Escola da Avenida alegram as ruas de Viana do Castelo com desfile de Carnaval

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Na manhã desta sexta-feira, as crianças da Escola da Avenida de Viana do Castelo desfilaram pelas ruas da cidade mascarados para celebrar o Carnaval. As […]

Na manhã desta sexta-feira, as crianças da Escola da Avenida de Viana do Castelo desfilaram pelas ruas da cidade mascarados para celebrar o Carnaval. As mais de 100 crianças daquela escola passearam e alegraram os transeuntes espalhados pelos diversos pontos do percurso, assim como os muitos pais presentes para tirarem fotografias aos pequenos. Manuela Pacheco, professora titular do 2º ano, explicou à GEICE que a iniciativa “está de acordo com o projeto educativo do agrupamento da escola que é o património cultural”, pelo que “a ideia passa por dar a mostrar algumas pequenas amostras do património cultural”.

As 5 turmas daquela escola tiveram cada uma um tema específico para realizar este desfile: os do 1º ano, como é tradição, disfarçaram-se de “palhaços”; uma turma do segundo ano representou diversas profissões “mais antigas, que hoje já não se usam muito”, disse Manuela Pacheco, exemplificando com “a lavadeira, o padeiro, o leiteiro”; com a outra turma do mesmo ano, optou-se por representar um património mais tradicional como o “trapalhão, relacionado com os Bailes do Vianense ou dos Bombeiros, que era tradição cá na cidade”, explicou a professora; o terceiro ano teve um tema livre, onde os alunos puderam mascarar-se como quisessem; e a turma do 4º ano, o destaque deste ano, revestiu-se de “caretos”.

A escolha dos caretos para a turma dos mais velhos prende-se com “uma exposição que foi realizada este ano das máscaras ibéricas”, revelou Manuela Pacheco, explicando que “após essa visita à exposição, a turma lembrou-se de explorar um bocado o tema e usá-lo como vestimenta de Carnaval”. “Foge um pouco da tradição da cidade, mas não deixa de ser património cultural”, reconheceu, afirmando que “é a turma que se destaca assim um pouco do resto do grupo” por envergar o traje típico dos caretos de Podence.

O corso carnavalesco das crianças subiu a Avenida dos Combatentes, contornou o Tribunal, passou em frente à Câmara Municipal em direção à Praça da República, onde fez uma curta pausa. Depois, desceu a rua Sacadura Cabral e percorreu a Marginal (Alameda 5 de Outubro e rua Alves Cerqueira) até à rua Góis Pinto, onde se dirigiu para a Igreja de São Domingos. Fez aí outra pausa, frente ao Largo São Domingos, e depois enveredou pela rua Manuel Espregueira até regressar à Avenida dos Combatentes, terminando o percurso nas instalações da escola.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts