FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

07 Fev 2018

Crianças de escola de Viana do Castelo homenageiam caretos este Carnaval

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Neste Carnaval, os alunos da Escola da Avenida, em Viana do Castelo, vão prestar homenagem aos caretos. Todos os anos, a Escola da Avenida escolhe […]

Neste Carnaval, os alunos da Escola da Avenida, em Viana do Castelo, vão prestar homenagem aos caretos. Todos os anos, a Escola da Avenida escolhe um tema para a sua festa de Carnaval e as diversas turmas trabalham o tema em todas as valências e as máscaras escolhidas obedecem a essa temática comum. O tema deste ano é o Património Cultural e a turma do 4º ano, na sequência de uma exposição que visitou no ano passado, decidiu homenagear aquele que considera ser o carnaval mais tradicional e emblemático do nosso país: os caretos e o entrudo chocalheiro de Podence, inscrita pelo Governo no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial e candidata desde 2017 a Património da Humanidade pela Unesco. Assim, no desfile de carnaval da escola, na sexta-feira, a turma do 4º ano envergará máscaras de caretos feitas pelos próprios alunos e fatos feitos pelos pais. De acordo com a organização, as crianças esperam encher as ruas da cidade com o som dos chocalhos.

A iniciativa é do conhecimento da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, que a louvou em comunicação enviada aos alunos e subscrita pela vereadora da cultura, Elsa Escobar: “agradeço em nome de Macedo de Cavaleiros a homenagem que prestarão ao Entrudo Chocalheiro e aos Caretos de Podence através da vossa iniciativa. A todos os alunos que participarão no desfile, o nosso sincero agradecimento”. Também a Associação de Caretos de Podence, convidada a participar no desfile, na pessoa do seu presidente, António Carneiro agradeceu o convite e a “divulgação da tradição dos caretos de Podence”.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts