FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 07 Fev 2018

Crianças de escola de Viana do Castelo homenageiam caretos este Carnaval

Neste Carnaval, os alunos da Escola da Avenida, em Viana do Castelo, vão prestar homenagem aos caretos. Todos os anos, a Escola da Avenida escolhe […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Neste Carnaval, os alunos da Escola da Avenida, em Viana do Castelo, vão prestar homenagem aos caretos. Todos os anos, a Escola da Avenida escolhe um tema para a sua festa de Carnaval e as diversas turmas trabalham o tema em todas as valências e as máscaras escolhidas obedecem a essa temática comum. O tema deste ano é o Património Cultural e a turma do 4º ano, na sequência de uma exposição que visitou no ano passado, decidiu homenagear aquele que considera ser o carnaval mais tradicional e emblemático do nosso país: os caretos e o entrudo chocalheiro de Podence, inscrita pelo Governo no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial e candidata desde 2017 a Património da Humanidade pela Unesco. Assim, no desfile de carnaval da escola, na sexta-feira, a turma do 4º ano envergará máscaras de caretos feitas pelos próprios alunos e fatos feitos pelos pais. De acordo com a organização, as crianças esperam encher as ruas da cidade com o som dos chocalhos.

A iniciativa é do conhecimento da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, que a louvou em comunicação enviada aos alunos e subscrita pela vereadora da cultura, Elsa Escobar: “agradeço em nome de Macedo de Cavaleiros a homenagem que prestarão ao Entrudo Chocalheiro e aos Caretos de Podence através da vossa iniciativa. A todos os alunos que participarão no desfile, o nosso sincero agradecimento”. Também a Associação de Caretos de Podence, convidada a participar no desfile, na pessoa do seu presidente, António Carneiro agradeceu o convite e a “divulgação da tradição dos caretos de Podence”.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts