Depois de o futebol ter conquistado o Europeu a 10 de julho, agora é o futsal a alcançar a proeza a 10 de fevereiro.
Ricardinho saiu lesionado no prolongamento, mas Bruno Coelho, o herói da final, decidiu a 55 segundos do fim. E o mesmo Bruno Coelho já tinha feito o empate em cima do final do tempo regulamentar.
Pela primeira vez na história, Portugal é campeão da Europa, ao bater a Espanha (3-2), que havia conquistado o título em sete ocasiões.
A Rússia, vice-campeã em 2012, 2014 e 2016, conquistou este sábado a medalha de bronze do Europeu, a decorrer na Eslovénia, ao derrotar o Cazaquistão, por 1-0, com um golo de Éder Lima.
RICARDINHO FOI O MELHOR JOGADOR DA PROVA
Melhor futsalista do Mundo, Ricardinho foi eleito o melhor jogador do Europeu de 2018. Ricardinho apontou sete golos nesta fase final, um deles na decisão frente aos espanhóis, um registo que o isola como jogador com mais golos marcados neste tipo de torneios.
PRIMEIRO MINISTRO DÁ PARABÉNS À SELEÇÃO
O primeiro-ministro, António Costa, já felicitou a equipa portuguesa pela conquista do título de campeão europeu de futsal, sublinhando que é um triunfo merecido.
“Portugal é Campeão Europeu de Futsal! Parabéns”, escreveu António Costa no Twitter. António Costa acrescentou ainda: “Merecem este título. Viva Portugal!”.
PRESIDENTE DA REPÚBLICA ENALTECE “PRESTAÇÃO ÍMPAR” QUE “ENCHE DE ORGULHO” O PAÍS
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também felicitou a seleção portuguesa de futsal pela conquista deste título. Enaltecendo a “prestação ímpar” da equipa que “enche de orgulho” todos os portugueses.
“Mais uma vez os portugueses demonstraram que quando são bons são os melhores. A prestação ímpar dos nossos compatriotas provou as qualidades e o mérito destes atletas que conquistaram pela primeira vez o Campeonato da Europa de Futsal, feito que enche de alegria e orgulho o Presidente da República e todos os portugueses”, lê-se numa nota divulgada no ‘site’ da Presidência da República.
Na nota é ainda referido que o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, receberá em Belém “os mais recentes Campeões da Europa após o regresso a Lisboa”.
A chegada da seleção portuguesa de futsal ao aeroporto de Lisboa está previsto para as 13:30 de domingo.