FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

07 Fev 2018

O Carnaval (é) no Alto Minho com atividades nos 10 concelhos

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
As celebrações do Carnaval estão mesmo à porta e Rádio GEICE compilou as atividades que vão ser realizadas pelos 10 concelhos do distrito, de forma […]

As celebrações do Carnaval estão mesmo à porta e Rádio GEICE compilou as atividades que vão ser realizadas pelos 10 concelhos do distrito, de forma a poder escolher onde quer festejar esta altura única do ano.

VIANA DO CASTELO

Na sede da Sociedade Instrução e Recreio Darquense (SIRD), estão organizados dois Bailes de Carnaval, no sábado e na terça, com começo previsto 22 horas em ambas noites, animadas pelos Ofir Show.

Nas noites de sábado e segunda-feira, o Grupo Eclipse atua nos Bailes de Carnaval da Sociedade de Instrução, Recreio e Social Areosense (SIRSA). No domingo, irá decorrer uma matiné infantil.

A Comissão de Festas de Nª Srª dos Emigrantes e a Acção Católica Rural também organizam, em conjunto, um Baile de Carnaval, às 20h30 de sábado, no Centro Paroquial e Social de Castelo de Neiva. Durante o serão, há um concurso de melhor máscara entre os participantes.

A Comissão de Festas de Vila Fria também tem uma noite de festejos preparada para sábado, no Centro Paroquial da freguesia, com música do Dj Ricardo Rodrigues, prémios para os melhores disfarces e início marcado pelas 21h30.

Vila Nova de Anha não fica atrás: está previsto um desfile com representantes de algumas associações atuantes na freguesia, como a Associação Desportiva e Cultural de Anha, o Grupo de Danças e Cantares, a Filarmónica de Vila Nova de Anha ou a Associação de Pais do Jardim de Infância e Escola E.B.1 de Vila Nova de Anha, no sábado, pelas 15 horas. Às 21h30 haverá Baile de Carnaval na Casa do Povo, com animação e DJ ao vivo.

A festa do Carnaval vai também marcar presença em Santa Marta de Portuzelo. Sexta-feira, realiza-se o cortejo dos pequenos do Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito. O dia seguinte será recheado de atividades dirigidas às crianças, organizadas pela Souto em Movimento, num programa intitulado “Brincar ao Carnaval”, que se inicia às 10 horas. No mesmo dia, mas um pouco mais tarde, às 21h30, também se realiza um Baile de Carnaval, com o conjunto Onda Viva, na Casa do Povo de Santa Marta.

Já a Câmara Municipal de Viana vai realizar, no domingo à tarde, o tradicional Corso de Carnaval, que irá percorrer as principais ruas da cidade, com a participação de várias centenas de figurantes. Com início agendado para as 16 horas, o corso aborda diversos temas da atualidade e conta com a participação das escolas, clubes, associações e grupos culturais.

Por fim, às 22 horas de segunda-feira, o Casino Afifense, em Afife, tem programado um Baile de Carnaval com atuação do grupo musical “Novo Ritmo” e prémios a atribuir para as melhores fantasias.

ARCOS DE VALDEVEZ

Na sexta-feira, às 10 horas, realiza-se o cortejo dos pequenos do Agrupamento de Escolas de Valdevez e Jardins de Infância.

No sábado, pelas 14h30, é o desfile do Carnaval Sénior que vai contar com membros das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de Arcos de Valdevez.

O domingo é palco do Baile de Fantasiados, animado pelo Conjunto Show Band, a partir das 15 horas no Campo do Trasladário.

O Baile de Máscaras, também no Campo do Trasladário, é na segunda-feira, às 22 horas, com atuação do Conjunto Microsom.

Na terça-feira de Carnaval, inicia-se às 15 horas o corso do “maior Carnaval do Norte do País”, que arranca na Rotunda da Família, passa pelo Campo do Trasladário e termina na Rotunda da Ponte Nova. Este ano, o Carnaval em Arcos de Valdevez é solidário, já que por cada figurante que marcar presença no cortejo será doado 1 euro aos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez.   Mais tarde decorre o Baile de Carnaval, entre as 18 e 22 horas, com o Conjunto Curtisom.

CAMINHA

Vilar de Mouros organiza um Baile de Carnaval, na sexta-feira pelas 21h30, pelo Centro de Instrução e Recreio Vilamourense (CIRV).

Em Caminha e Âncora, o Carnaval arranca na sexta-feira, com os corsos das escolas do concelho. Na parte da manhã, o desfile dos pequenos das Escolas e Jardins de Infância do Vale do Âncora sai às ruas em Vila Praia de Âncora. Durante a tarde, é a vez dos alunos das Escolas e Jardins de Infância do Vale Coura de celebrarem o carnaval pelas ruas da vila de Caminha.

Na noite de sexta-feira, celebra-se o Entrudo na Serra D’Arga. Está organizado em Arga de Cima, por volta das 22 horas, um baile de Carnaval típico com instrumentos tradicionais como a concertina, as castanholas, o reco-reco ou as tabuinhas.

A partir das 22h30 de sábado, realiza-se mais um Baile do Assalto no Teatro Municipal Valadares. Na mesma altura, o Grupo de Jovens de Seixas organiza mais um Carnaval Solidário na Villa Idalina, em Seixas, no qual parte da bilheteira reverterá a favor dos Bombeiros de Caminha. A festa começa às 22 horas e o valor da entrada é 3,5 euros.

O Carnaval em Caminha termina com o grande evento do Concurso-Desfile de Carnaval Noturno, no serão de segunda-feira.

CERVEIRA

Em Vila Nova de Cerveira, são as crianças a festejar o Carnaval em primeiro, com um desfile das escolas do concelho pelas ruas da vila, a realizar-se na tarde de sexta-feira que arranca do centro histórico às 14h30.

No domingo, há um Encontro de Mascarados à Antiga Portuguesa no Salão Paroquial da aldeia de Covas. Devido à fraca adesão de inscrições para o habitual cortejo de carnaval, a Junta de Freguesia decidiu-se pela organização de um encontro, com bailarico e música ao vivo.

MELGAÇO

A Câmara de Melgaço organiza um evento no sábado 10 de fevereiro, às 21h30 na Casa da Cultura. O “Entrudo de Melgaço” inclui um concurso de disfarces e os participantes poderão degustar doces típicos da época. Pelas 23h30, decorre o Baile de Mascarados, no bar do Edifício das Piscinas Municipais.

No domingo, na freguesia de Castro Laboreiro, realiza-se mais uma edição do “Entroido Castrejo”, pelas 16 horas, com um cortejo pelas ruas protagonizado pelos “Garruços” tradicionais de outrora. Depois do desfile, a festa prossegue no Baile Castrejo pela noite dentro.

MONÇÃO

Em Monção, o Carnaval começa mais cedo: o desfile das crianças das escolas do concelho realiza-se na quinta-feira, às 10h30.

O evento seguinte está programado para domingo, com outra iniciativa dirigida aos mais jovens: um Baile de Máscaras Júnior, às 15 horas na Praça Deu-la-Deu, que será animado pelo DJ Pedro Pagodes.

A atração principal do Carnaval em Monção é o desfile-concurso, que decorre na noite de segunda-feira, pelas 22h00. O corso carnavalesco inicia-se no Largo da Estação e percorre algumas das principais artérias da vila até terminar na Praça Deu-la-Deu, onde a noite irá prosseguir animada por vários DJs.

PAREDES DE COURA

Pelos lados de Paredes de Coura, os festejos de Carnaval também começam com os mais pequeninos, com um desfile nas ruas da vila durante a tarde de sexta-feira a partir das 14 horas.

No sábado, as festividades são na sede do Rancho Folclórico Camponês de Bico que vai ser palco de uma festa com início previsto para as 22h00, no qual também será realizado um concurso de máscaras.

Na segunda-feira, a Associação Cultural e Recreativa de Paredes de Coura organiza a IV edição do Entrudo Sopeiro. Neste evento, os visitantes vão provar várias receitas de sopas como caldo verde, sopa de peixe, sopa de cogumelos, entre outras.

Durante a noite, às 22h30, é a vez dos mais graúdos festejar, com grupos espontâneos vindos de diversas freguesias do concelho, ao juntarem-se no Largo Visconde de Moselos.

PONTE DA BARCA

A Praça da República de Ponte da Barca transforma-se, de sexta a domingo, na “Festa da Pequenada”. Nesta praça, as crianças vão poder disfrutar de diversões como insufláveis, pinturas faciais, mascotes, e outras atividades.

Depois de retiradas as diversões, na segunda-feira, é realizado um Baile de Carnaval com a atuação do Grupo Ympério Show, a partir das 21h30, num evento que tem ainda um concurso de máscaras.

É também neste concelho, na aldeia de Lindoso, que se realiza uma das celebrações mais tradicionais do nosso país: o Entrudo do Pai Velho. Esta tradição acontece em duas fases: primeiro no “Domingo Gordo”, e depois na terça-feira de Carnaval.

PONTE DE LIMA

Na sexta-feira, pelas 14h30, a Unidade de Cuidados “Saúde Mais Perto” organiza o Baile de Carnaval do Projeto Envelhecimento Ativo – Saúde Ativa, na Expolima.

A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima tem programada para sábado uma Festa de Carnaval, às 15h30, na Sala Infantojuvenil do edifício. Esta iniciativa conta com concurso de máscaras, baile e jogos onde estão previstas várias brincadeiras divertidas que vão pôr as crianças a mexer e a sonhar.

Na vila mais antiga do país, os festejos encerram na segunda-feira com uma festa noturna na “Rampinha”, que começa às 21h30 e com muita música à mistura.

VALENÇA

Em Valença, as Escolas Básicas 1º Ciclo e Jardins de Infância do concelho saem à rua para desfrutar do carnaval esta sexta-feira, num corso que tem início previsto às 10 horas.

Ainda no mesmo dia, pelas 21h30, são os alunos da Básica e Secundária que se vão divertir, com um Baile de Carnaval no Pavilhão Polivalente da Escola Básica e Secundária Muralhas do Minho. Neste baile, o uso de disfarce é obrigatório para entrar e aí vai ser disputado um concurso de máscaras.

No dia seguinte, sábado, a Associação Divino Salvador de Gandra também vai realizar um Baile de Carnaval, desta vez na sede da associação.

Por fim, pelas 14h30 de domingo, inicia-se o Carnaval de Verdoejo, na “Barreira de Cima”, com um desfile que conta com carros alegóricos, figurantes e participantes mascarados. Além do desfile, também decorre nessa tarde um concurso de máscaras, no auditório de Verdoejo.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts