O “Maior Corso Carnavalesco do Norte”, de Arcos de Valdevez, sai à rua na terça-feira, pelas 15 horas. Afirmando ser o maior carnaval a norte do país, Arcos de Valdevez tem vindo a destacar-se cada vez mais como um ponto importante nos roteiros turísticos desta época a nível nacional. Este ano, o desfile arcuense conta com uma vertente solidária: por cada figurante inscrito no corso, 1 euro será revertido aos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez. Em 2016 e 2017, o Carnaval de Arcos de Valdevez contou com 2 mil participantes.
O corso carnavalesco de terça-feira começa com uma concentração no parque de estacionamento de Salzedas, junto ao Pavilhão desportivo Municipal, e irá percorrer várias artérias da vila, passando pela rotunda da Família, Campo do Trasladário, e termina na rotunda da Ponte Nova. O Grande Corso conta com a participação das várias associações que preparam os carros alegóricos durante muito tempo para este dia. Mesmo depois do fim do cortejo, a festa na vila continua, com a realização de um Baile de Carnaval entre as 18 e as 22 horas, animado pelo conjunto Curtisom.
A Câmara de Arcos de Valdevez explicou por comunicado que a vertente solidária desta edição do Carnaval se prende com o “trabalho meritório que estes homens da Paz fazem ao longo do ano”. Além da componente monetária, a organização decidiu que, este ano, a escolha dos reis do corso deveria recair sobre um bombeiro e uma bombeira.
A participação no corso ainda está aberta a todos os interessados, gratuitamente e com tema livre. As inscrições podem ser feitas “até ao próprio dia”, segundo o presidente do município, mas este pede que se concretizem o quanto antes, de forma a que a organização possa preparar os meios necessários para que tudo corra da melhor maneira.
A primeira atividade da programação da época realiza-se esta sexta-feira, com o Cortejo Carnavalesco dos Agrupamentos Escolares e Jardins de Infância, marcado para as 10 horas. No dia seguinte, é a vez do desfile de Carnaval Sénior, com participação de membros das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, pelas 14h30. No domingo, inicia-se às 15h00 o Baile de Fantasiados no Campo do Trasladário, ao som do conjunto Show Band enquanto o Baile de Máscaras realiza-se na segunda-feira, pelas 22 horas, com o conjunto Microsom.