FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

21 Fev 2018

Reconversão de Praça de Touros em Praça Viana deverá avançar até junho

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Esta quarta-feira, na abertura de uma sessão sobre os desafios da engenharia e as soluções para o concelho vianense, o presidente da Câmara Municipal de […]

Esta quarta-feira, na abertura de uma sessão sobre os desafios da engenharia e as soluções para o concelho vianense, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo assumiu que “entre maio e junho” pensam “poder lançar a obra da Praça Viana”, que prevê a reconversão da antiga Praça de Touros num equipamento desportivo. José Maria Costa assegurou que este será um “projeto de engenharia complexo”, durante o encontro promovido na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal pela Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN) e pela Câmara de Viana.

Recorde-se que, de acordo com o concurso público que vai permitir converter a antiga Praça de Touros de Viana do Castelo na nova Praça Viana, a empreitada de “Reabilitação e Funcionalização da Praça Viana”, representa um investimento de cerca de 3,5 milhões de euros, tendo a empreitada um prazo de execução de 15 meses.

Com a reconversão do edifício, para acolher a Escola Desportiva de Viana (EDV), a praça deverá permitir a prática de várias modalidades em simultâneo, como ginástica, esgrima, patinagem artística e hóquei em patins e basquetebol. A autarquia quer transformar a antiga arena, que tem uma área de 3.800 metros quadrados e 65 metros de diâmetro, num equipamento multifunções, para servir o desporto e os jovens do concelho. O projeto inclui a construção de uma pista de atletismo a 10 metros de altura e uma extensão de 200 metros. Esta será uma pista coberta, para poder ser utilizada ao longo de todo o ano. A Praça Viana será gerida pela EDV, em regime de comodato, proporcionando assim condições de excelência aos mais de 1.000 atletas da coletividade.

A antiga Praça de Touros foi construída em 1948 mas, nos últimos anos, ficou reduzida a um espetáculo por ano, no domingo da Romaria da Senhora d’Agonia. Está encerrada deste 2009, ano em que a cidade de Viana se declarou como cidade anti-touradas.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts