FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

01 Fev 2018

TAP divulga Viana do Castelo na revista de bordo UP

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A TAP Air Portugal está a divulgar a cidade de Viana do Castelo em todo o mundo através da presença de um artigo que destaca […]
Imagem: UP Magazine Imagem: UP Magazine

A TAP Air Portugal está a divulgar a cidade de Viana do Castelo em todo o mundo através da presença de um artigo que destaca a tradicional filigrana do concelho na revista de bordo UP. Na UP Magazine é publicado o artigo “Viana do Castelo – Corações de ouro”, onde se refere que “a filigrana – ourivesaria de suprema qualidade da região do Minho – é um ícone da arte popular portuguesa” e a revista da transportadora aérea portuguesa visitou a capital do Alto Minho com a especialista Rosa Maria Mota e o designer Valentim Quaresma. As imagens apresentadas no artigo apresentam o Templo de Santa Luzia, o Museu do Traje, o bem trajar vianense e a típica filigrana, a gastronomia, o Funicular de Santa Luzia, entre muito mais. Explica o artigo que “o contemporâneo une-se à tradição numa das mais emblemáticas cidades do Norte de Portugal, onde o ouro e a cor dos trajes das Festas da Senhora da Agonia contrastam com as paredes de granito da cidade centenária”.

“Há dois anos que Rosa se veste a preceito para participar naquela romaria que acontece a cada mês de agosto. É uma das cerca de 600 mulheres de Viana que no Desfile da Mordomia exibem a “chieira” (termo minhoto para “vaidade”) pelas ruas da cidade. Percorrendo cerca de dois quilómetros, as mulheres param junto à Câmara Municipal, prestando cumprimentos às autoridades. O momento reveste-se de tal importância que a antiga Rua Cândido dos Reis, onde ficam os Paços do Concelho, é hoje o Passeio das Mordomas”, revela a revista, que apresenta um roteiro de alguns dos mais emblemáticos espaços da cidade.

“O coração de filigrana é hoje uma das mais emblemáticas peças da ourivesaria portuguesa, tendo saltado para os palcos mundiais, primeiro graças à artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, que em 2014 recriou a peça, concebendo um Coração Independente com talheres de plástico no lugar de fios de ouro. (Rosa conta-nos que a artista Joana Vasconcelos já desfilou em Viana, integrada no desfile da Mordomia.) Sharon Stone passeou-se com um coração de filigrana, oferecido pelo empresário português Mário Ferreira, nas ruas de Beverly Hills. O ouro de Viana diz mais sobre quem o usa do que sobre quem o produz: os dois grandes centros de produção são em Gondomar, perto do Porto, e Póvoa do Lanhoso, no distrito de Braga”, revela ainda a revista da TAP.

 

Mais para ler: https://upmagazine-tap.com/

 

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts