Às 21h15 desta quarta-feira, realiza-se no Salão Nobre do Sport Clube Vianense a tertúlia “170 anos – Que cidade?”, assinalando o regresso das tertúlias “Cultura em Viana do Castelo”, que irá contar com a presença do atual presidente da Câmara de Viana, José Maria Costa, assim como de ex-autarcas da cidade, como Carlos Baptista, Defensor de Moura e Henrique da Mata.
Ilda Figueiredo, moderadora do evento, explicou à GEICE que, com esta iniciativa, “o objetivo essencial é falar de projetos presentes e futuros”. “O que podemos fazer mais pela nossa cidade, todos?”, questionou. A moderadora justificou a escolha deste tema revelando que, “em geral, ficamos todos pela crítica e menos pelas propostas que com a vontade e o empenhamento de todos são possíveis de realizar”. “Nós vamos dar preferência a esta parte: das propostas, do que poderemos fazer com o empenhamento de todos”, rematou.
Segundo Ilda Figueiredo, os convidados irão “debater os 170 anos da cidade de Viana do Castelo”. “Que cidade temos? que cidade queremos?” serão os tópicos centrais desta sessão e a presença dos autarcas permite “ouvir diferentes opiniões” sobre estes temas.
A moderadora também revelou esperar “que as pessoas também participem” e apela a que “venham a esta tertúlia, que tragam as suas ideias”. “Queremos uma cidade melhor, mais inclusiva, mas sobretudo também com maior desenvolvimento ao serviço de todos os vianenses”, concluiu.
Esta tertúlia realiza-se na sede do Sport Clube Vianense, na Rua Manuel Espregueira, em Viana do Castelo, e conta com o apoio da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela.