FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

27 Fev 2018

Viana: Romaria de Sta Marta de Portuzelo decorre de 10 a 12 de agosto

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Comissão de Festas da Romaria de Santa Marta, freguesia de Santa Marta de Portuzelo, concelho de Viana do Castelo, já lançou o pré-programa para […]

A Comissão de Festas da Romaria de Santa Marta, freguesia de Santa Marta de Portuzelo, concelho de Viana do Castelo, já lançou o pré-programa para esta edição da Romaria da freguesia, que vai decorrer entre 10 e 12 de agosto. Este ano, o tema central das celebrações é o “Ouro”.

Paulo Maciel, presidente da Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, afirmou à GEICE que esta festa, “já centenária”, é uma celebração onde “as pessoas depositam a grande partilha não só das suas vivências, mas também das suas devoções”.

Apesar de ainda não estar completo, o pré-programa contempla as atividades tradicionais do evento. Na sexta-feira 10, realiza-se o cortejo noturno intitulado “Maravilhoso mundo das profissões”, pelas 22 horas, ao qual se seguirá um fogo de artifício. No dia seguinte, decorre a atração principal dos festejos: o Cortejo Etnográfico de Santa Marta de Portuzelo, que tem início previsto para as 17h30. No último dia das festas, há uma celebração eucarística especial, que será seguida pela tradicional Procissão em Louvor de Santa Marta.

No entanto, as celebrações das festas de Santa Marta de Portuzelo não se restringem aos 3 dias, existindo vários eventos marcados para antes e depois das “grandiosas festas”. A 26 de maio, será revelado o cartaz oficial desta edição assim como do programa completo das festividades. Outro destes momentos de maior destaque é o dia da padroeira, Santa Marta, a 29 de julho. Ainda serão desenvolvidas várias atividades até então como a festa da cerveja artesanal e Santos Populares, atividades ligadas ao linho, animações organizadas pela Escola do Folclore, entre outras.

A organização deste evento é da autoria da nova Comissão de Festas da Romaria de Santa Marta, que apresentou no passado domingo a nova equipa. Este conjunto liderado por Valdemiro Domingues Barreira no cargo de presidente e Idílio Jorge Branco Fernandes a vice-presidente, conta com o secretário Hugo Manuel Oliveira Martins, o tesoureiro Pedro Alexandre Rocha e Sousa, Fernando Couto Felgueira e Marcelo Agra Torres como responsáveis pela Logística e Aprovisionamento, e Eduarda Cerqueira Oliveira encarregue da secção de Comunicação e Marketing.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts