FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

03 Mar 2018

Atriz Melânia Gomes será Entronizada de Honra da Confraria da Foda de Monção

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
No dia 11 de março, domingo, a atriz Melânia Gomes será uma das Entronizadas de Honra, na Confraria da Foda de Pias, no concelho de Monção. […]
Melânia Gomes – Facebook

No dia 11 de março, domingo, a atriz Melânia Gomes será uma das Entronizadas de Honra, na Confraria da Foda de Pias, no concelho de Monção. A entronização acontece durante a II Feira da Foda, que está marcada para os dias 9, 10 e 11 de março.  A atriz, que cresceu em Viana do Castelo, faz atualmente parte do elenco da telenovela “A Herdeira”, emitida pela TVI, e que conta com gravações na cidade Princesa do Lima.

Para além de Melânia Gomes, serão entronizadas de honra na Confraria da Foda a corporação de Bombeiros Voluntários de Monção e ainda Elsa Machado, da Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região Norte (DSAVRN). Na cerimónia vão dar entrada na Confraria mais 13 membros efetivos, que vão assim juntar-se às três dezenas de entronizados no ano passado.

Ao longo de três dias, a pitoresca aldeia de Pias acolhe a II Edição da Feira da Foda, um evento de Gastronomia, Artes, Saberes e Sabores Tradicionais.

A II Edição da Feira da Foda é uma iniciativa gastronómica, que se insere na Promoção Turística e Cultural do concelho e na Divulgação dos Produtos Endógenos que promovem o rico, eclético e ancestral património do concelho de Monção. A realização deste evento pretende promover e valorizar a cozinha tradicional monçanense e preservar a herança cultural dos produtos endógenos, destacando a confeção autêntica e genuína da “Foda à Moda de Monção”.

“Feira da Foda”

Reza a história, que há muito tempo atrás, os habitantes do burgo, que não possuíam rebanhos, se dirigiam às feiras para comprarem o animal pretendido. Na feira, havia de tudo, gado bom e menos bom. A verdade é que os criadores e contratadores de rês, quando levavam o seu gado ovino para a feira, tinham como objetivo vendê-lo pelo melhor preço e, para que aparentassem gordos, era prática colocar sal na forragem, fato que obrigava o gado a beber muita água.

Na feira, o gado aparecia com a barriga cheia de água e pesados, parecendo realmente bem tratados, muito gordos. Os incautos, que não tinham conhecimento da “manha” compravam aqueles autênticos “balões de água” e, quando se apercebiam do logro, exclamavam à boa maneira minhota: “Que grande Foda!”

O termo – Foda – foi-se vulgarizando, ao longo do tempo, e o prato passou a designar-se, por Foda.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts