FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

02 Mar 2018

Câmara de Viana investe 1,1 milhões de euros para prevenção de incêndios florestais

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Esta sexta-feira, a Câmara de Viana do Castelo apresentou o Programa de Prevenção de Incêndios Florestais, num valor de 1,1 milhões de euros. Durante a […]

Esta sexta-feira, a Câmara de Viana do Castelo apresentou o Programa de Prevenção de Incêndios Florestais, num valor de 1,1 milhões de euros. Durante a sessão, foi ainda assinado um protocolo por José Maria Costa, autarca de Viana, para o financiamento de 3 equipas de Sapadores Florestais, para que estes efetuem a limpeza das matas em vários pontos do município. O valor avultado do investimento representa, segundo o autarca, “um grande esforço do município”, mas realçou que é “esforço a ser feito porque entendemos também que a prevenção das florestas e a valorização das mesmas enquanto património ambiental é muito importante”

O presidente da Câmara de Viana descreveu o plano, no qual consta que já estão ou ainda serão realizadas “ações de sensibilização pública, a implementação de uma Rede Primária, estão em curso a limpeza das faixas de gestão dos combustíveis, e irão ainda decorrer ações de investimento global”.

O município reconhece que os prazos para os particulares limparem os terrenos são “curtos”, mas ressalva ser algo “necessário”. Fabíola Oliveira, do Gabinete Técnico Florestal da Câmara de Viana, sublinhou que muitos munícipes têm tido dificuldades em aceder a equipas de prestação de limpeza dos terrenos por estas se encontrarem com “preços inflacionados” devido à proximidade da data limite. A responsável revelou também que o gabinete tem recebido chamadas “todos os dias” por parte de munícipes com dúvidas sobre a limpeza dos terrenos.

A sensibilização pública pela autarquia engloba a publicação de um edital, a divulgação de spots em rádios e anúncios em jornais, a organização de sessões de esclarecimento e o envio de uma nota digital por newsletter. A constituição da Rede Primária vai assentar na reflorestação da Serra de Padela, Santa Luzia e Amonde e na beneficiação de caminhos florestais em Santa Luzia.

Em relação à limpeza das faixas de gestão de combustíveis, serão tratadas 16 estradas municipais, assim como as faixas de polígonos industriais de Lanheses e Neiva, a Faixa do Monte Galeão, em Darque, e as faixas das áreas de atividades económicas da Meadela.

Por fim, a autarquia vianense também já apresentou uma candidatura elaborada para a realização de fogos controlados numa área de 54 hectares, propôs o desenvolvimento de formações e a prestação de informações a diversas entidades, num projeto que vai estar articulado com a GNR no Sistema de Informação Geográfica Municipal, uma “nova ferramenta” disponível para a prevenção.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts