O município de Caminha anunciou a implementação do projeto School4All às escolas de todo o concelho, cujo orçamento se eleva aos 265 mil euros, que tem como objetivo dinamizar as componentes cognitivas dos alunos e facilitar a aprendizagem, tendo em vista a redução do insucesso escolar. O School4All abrange todos os graus de ensino, desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário, e inclui a aquisição de material tecnológico e a criação de programas escolares.
Liliana Ribeiro, vereadora da Educação da Câmara de Caminha, afirmou à GEICE que foi inicialmente pedido aos agrupamentos do concelho um “diagnóstico relativamente aos percursos dos alunos”, de forma a conseguir apurar “aquilo que são as suas motivações e desmotivações”. “Se estamos aqui a pensar numa promoção de sucesso, temos que antever aquilo que poderá ser fator de insucesso”, justificou.
As conclusões deste diagnóstico, agora transcritos para medidas do programa, consistem, em primeiro, na aquisição de materiais que pretendam fomentar o interesse dos jovens, como os tecnológicos. Esta decisão prende-se com o facto dos docentes dos agrupamentos escolares terem reparado que os alunos possuem défices de atenção, admitindo ser difícil estimulá-los aprender.
Além disso, no âmbito do School4All estão atualmente a ser criados diversos programas de ensino, que pretendem envolver os alunos não só nos processos de aprendizagem, mas também em contacto com a região. “A primeira coisa que surgiu foi o olhar para a nossa terra”, revelou a vereadora, explicando que esta investida passa pela criação de um “currículo de base local que nos permitisse conhecer mais do nosso concelho, das suas riquezas, da sua história, da sua beleza e da sua cultura”.
No total, são 5 os programas previstos: “Terra Educa”, “Música no Alto Minho”, “Experimenta brincando e aprende experimentando”, “Bom é saber calar até ser tempo de falar” e “Laboratório de aprendizagens ativas”. As temáticas abordadas nestes são a promoção do meio ambiente e da natureza, a prática musical, a prática experimental no estudo da ciência, o desenvolvimento do espírito crítico, dedutivo e prático, a promoção de um melhor ambiente colaborativo entre alunos, docentes e encarregados através da aprendizagem de valores e regras morais, e o aumento da literacia digital com o recurso às novas tecnologias.
Este projeto resulta de uma candidatura aprovada no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, Norte 2020, submetido ao eixo prioritário 8: educação e aprendizagem ao longo da vida, no montante 265,905 €, financiado em 85% pelo Fundo Social Europeu, sendo que o resto deste valor será investido pela Câmara de Caminha.