Na manhã deste domingo, D. Anacleto Oliveira, Bispo de Viana do Castelo, presidiu à Bênção de Ramos, na Igreja da Misericórdia, na cidade de Viana do Castelo. No centro histórico da cidade, o Bispo Diocesano e os fiéis, recordando a entrada solene de Jesus em Jerusalém, empunhando os ramos benzidos, partiram em direção à Sé Catedral, onde teve lugar a Eucaristia.
Na homilia da celebração que marcou o início da Semana Santa na Diocese, D. Anacleto Oliveira destacou o “pequeno-almoço espiritual”, que passa pela “escuta da Palavra de Deus”. Esta “receita”, segundo o bispo, é aconselhável em todos os dias, mas muito especialmente na Semana Santa ou Semana Maior, “aquela em que os cristãos celebram os acontecimentos centrais da sua vida, os quais dão origem à sua condição de cristãos”.
Na tarde de Domingo de Ramos, a cidade de Viana encheu-se de fiéis que participaram na Procissão de Passos. A Procissão saiu da Catedral, depois da Oração de Vésperas, durante a qual D. Anacleto convidou todos os que o escutavam “a não serem meros espectadores da Procissão, mas atores, comprometendo-se naquilo e com aquilo que estavam a celebrar”.
O grande momento da procissão viria a ser o Sermão do Encontro, na Praça da República, diante das imagens do Senhor dos Passos e da Senhora das Dores, vinda da igreja da Misericórdia. Aí, D. Anacleto, falando da varanda dos Antigos Paços do Concelho, recordou o convite à gratidão feito a todos os diocesanos neste Ano Jubilar comemorativo dos quarenta anos da fundação da Diocese de Viana.