FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 20 Mar 2018

Feira do Chocolate e dos Doces é novidade maior da Páscoa Doce que apresenta 100 iniciativas em Viana

Entre 23 de março e 08 de abril, a iniciativa Páscoa Doce, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, vai promover mais de 100 […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste
Capela navio Gil Eannes – foto GEICE FM

Entre 23 de março e 08 de abril, a iniciativa Páscoa Doce, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, vai promover mais de 100 iniciativas para celebrar esta época festiva. A grande novidade deste ano é a realização, pela primeira vez, da Feira do Chocolate e dos Doces, na Praça da República, entre 29 e 31 de março, com a feira a estar aberta até na noite da Quinta-Feira Santa.

Maria José Guerreiro, vereadora da cultura de Viana do Castelo, durante a apresentação do programa, que aconteceu esta terça-feira, em frente à capela do Navio Gil Eannes, revelou que são 18 as pastelarias e chocolatarias que aderiram à Feira, indicando que o número é “muito bom”. “Temos consciência que este período é um período de grande azáfama para as pastelarias, mas também consideramos que será uma montra especial que surge na Praça da República, sobretudo para as pastelarias que ficam um pouco mais distantes do centro histórico, e por outro lado acaba por funcionar como divulgação dos próprios espaços”, frisou a responsável.

“Queremos que esta seja uma feira com gente de cá, não vamos importar doces de outras regiões, são os nossos doces típicos, o nosso pão-de-ló, o nosso doce de romaria, os nossos sidónios, jesuítas, todos os doces que caraterizam Viana do Castelo, e também chocolatarias”, referiu a vereadora.

Entre a centena de atividades que o município de Viana vai promover nestas duas semanas, destacam-se momentos religiosos, feiras, exposições, e a já “caraterística” Quinta-Feira Santa, com 24 igrejas e capelas a abrirem as portas das 20 horas até à meia-noite, para visita dos fiéis. Este ano, pela primeira vez, o Templo de Santa Luzia também vai aderir a este movimento que promete voltar a encher a cidade com milhares de pessoas, num “momento de convívio entre todos”. Nesta noite, como já é habitual, abre a capela da Câmara Municipal de Viana do Castelo, espaço que apenas pode ser visitado nesta noite, para além da “especial” capela do navio hospital Gil Eannes. “Esta capela sempre foi um espaço de comunhão, de prece, foi por isso selecionada para fazermos esta apresentação, para simbolizar todas as capelas que podemos visitar em Viana”, indicou Maria José Guerreiro, recordando que a tradição dita que se visite um número ímpar de templos.

Durante o período da Páscoa Doce o município apresenta dez exposições, com destaque para “Minhotos de Pele Salgada”, do fotógrafo Leonel Castro, nos antigos Paços do Concelho, piso 0, para ver de 24 de março a 22 de abril.

A Páscoa Doce inclui ainda “concertos para todos os gostos”, como Benjamim Clementine, XVIII Lethes – Festival de Tunas Cidade de Viana do Castelo, Concerto de Música Sacra, Big Band – Zé Pedro Associação Musical, entre outras propostas, como os Contraponto no Largo das Neves.

De 05 a 07 de março Viana acolhe o Popular – INATEL na Rua 2018, com epicentro na Praça da República, com um conjunto de atividades que envolvem etnografia, filarmónicas, rusgas tradicionais, teatro infantil, baile popular, entre muito mais.

No que toca a Eventos Religiosos, a Bênção e Procissão de Ramos começa na Igreja da Misericórdia, este domingo, pelas 10h30; a Procissão do Senhor dos Passos acontece às 15h30 também deste domingo; e a Via Sacra na Cidade tem lugar na Sexta-Feira Santa, 30 de março, com saída do Santuário de Nossa Senhora da Agonia, às 21 horas.

Destaque para o fim-de-semana gastronómico, de 23 a 25 de março, dedicado aos pratos típicos do concelho, dos quais se destacam as Pataniscas, o Bacalhau à Viana, a Torta de Viana, acompanhados pelo vinho verde, que serão servidos este ano nos 32 restaurantes aderentes ao evento, sendo que os 8 hotéis aderentes promovem também uma campanha de 20% de desconto no alojamento.

 

Capela navio Gil Eannes – foto GEICE FM

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts