FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

22 Mar 2018

Monção: Tradição de 300 anos da Função do Senhor dos Passos realiza-se domingo em Pias

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Função do Senhor dos Passos, uma tradição que conta com mais de 300 anos sem nunca ter sido interrompida, realiza-se novamente este domingo na […]

A Função do Senhor dos Passos, uma tradição que conta com mais de 300 anos sem nunca ter sido interrompida, realiza-se novamente este domingo na freguesia de Pias, concelho de Monção. Esta celebração do domingo de ramos envolve uma caminhada penitencial que passa por 7 capelas da localidade, com cantares alegóricos e momentos solenes. Este cortejo inclui a cruz do penitente, o andor e as bandeiras do Senhor dos Passos, senates e misericórdia (tôla), o pálio. Neste evento, participam personalidades representativas da freguesia e do concelho, o grupo coral da paróquia e uma banda local.

O Padre Agostinho Afonso, pároco de Pias há mais de 50 anos, explicou à GEICE que entre o início do percurso, na Igreja Paroquial de Pias até ao término, na Lapa, cada capela tem uma figura representativa de uma personalidade relevante na história de Jesus Cristo. O pároco realça que é “a maior tradição, que arrasta gente de muitos sítios e de vários concelhos, porque é a única que se celebra nestes moldes”. Em Pias, os visitantes da Função do Senhor dos Passos não são movidos por turismo, mas sim por “devoção”, segundo o Padre Agostinho Afonso.

O primeiro momento solene deste evento é um sermão, “que se chama ‘Repertório’”, ainda na Igreja Paroquial de Pias. Depois, a caminhada inicia-se e, em cada capela, o corso “pára, o coro canta um cântico apropriado e junta-se o grupo de música”. Terminado o cântico, prossegue-se até à próxima capela, repetindo-se o processo sucessivamente.

Na Senhora do Encontro, um dos momentos de maior destaque do evento, a paragem conta com um sermão especial, o “Sermão do Encontro”. A meio desse momento, decorre o cântico de Verónica, que tem como particularidade ser cantado virado para as pessoas e que é iniciado por uma anónima no meio da multidão. Esta anónima vai depois “limpar a cara de Jesus com um pano” e, depois disso, o pano fica com a marca do rosto de Cristo, que é mostrado à plateia.  A seguir, é retomado o percurso, passando pelo Senhor da Cana Verde, o Senhor dos Passos e o Senhor dos Aflitos até ao destino, a Igreja da Lapa.

Para terminar a Função do Senhor dos Passos, a caminhada regressa da Igreja da Lapa até à Igreja Paroquial, desta vez sem passar pelas capelas, mas sim em linha reta, pela estrada. Durante esse regresso, cantam-se os “Misereres” e as bandeiras já não estão hasteadas, em luto. Chegados à Igreja Paroquial, as crianças despem os vestidos, as velas das promessas apagam-se e o sino deixa de tocar. É o fim da procissão.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts