FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

14 Mar 2018

“Páscoa a Três”: Queimada do Judas e concerto dos Contraponto marcam Sábado de Aleluia no Largo das Neves

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A 31 de março, o Largo das Neves, no concelho de Viana do Castelo, acolhe dois momentos da “Páscoa a Três”, com iniciativas que são […]

A 31 de março, o Largo das Neves, no concelho de Viana do Castelo, acolhe dois momentos da “Páscoa a Três”, com iniciativas que são promovidas pelas autarquias de Mujães, Vila de Punhe e União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro. Em união com o Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto, a noite do Sábado de Aleluia acolhe um concerto dos Contraponto e a Queimada do Judas.

Pedro Rego, do Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto, indicou à Geice que a Queimada do Judas, marcada para as 23 horas, tem como propósito o fortalecimento da cultura popular e a coesão entre as três comunidades. Garante, também, uma oferta cultural que complementa as cerimónias da segunda-feira de Páscoa que têm lugar no Largo das Neves e que simbolizam a união, a coesão e a partilha entre as três comunidades. A Queimada do Judas teve como inspiração a Queima do Judas que se realizou no Sábado de Aleluia de 1921 no Largo das Neves. Depois de 92 anos, de um suposto interregno, o Judas voltou, no sábado de aleluia, ao Largo das Neves para censurar e ser queimado na forca.

Antes, pelas 21h30, os Contraponto atuam na Capela da Senhora das Neves, com um concerto musical versátil, mas enquadrado no período pascal.  Os Contraponto são um grupo de jovens cantores vianenses que se juntou com objetivo de fazer boa música, com qualidade e profissionalismo. Todos os elementos iniciaram/completaram a sua formação musical na Academia de Música de Viana do Castelo, local onde surgiu a vontade de criar este projeto. Apresentam-se como grupo acappella ou com acompanhamento musical, interpretando obras de variados estilos como a música clássica, o jazz e o pop.

Estas iniciativas fazem parte da programação “Páscoa a Três”, um conjunto de iniciativas que se desenvolve no período pascal nas comunidades que brindam na Mesa dos Três Abades – Barroselas, Mujães e Vila de Punhe. A diversa programação, que conjuga a fé com a tradição e o profano, destina-se aos locais, aos filhos da terra que regressam na época festiva e aos inúmeros curiosos que encontram um encanto especial nas tradições e nas vivências das gentes do vale do Neiva.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts