FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

14 Mar 2018

Ponte de Lima e Arcos de Valdevez candidatam-se às “7 maravilhas à Mesa”

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Arcos de Valdevez e Ponte de Lima resolveram candidatar-se ao concurso “7 Maravilhas à Mesa”. Depois de Sistelo ter ganho o concurso das “7 Maravilhas […]

Arcos de Valdevez e Ponte de Lima resolveram candidatar-se ao concurso “7 Maravilhas à Mesa”. Depois de Sistelo ter ganho o concurso das “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”, na categoria aldeias rurais, chegou a vez de o município de Arcos de Valdevez candidatar a gastronomia arcuense ao concurso “7 maravilhas à Mesa” com a posta de carne cachena acompanhada pelo arroz de feijão tarrestre, bem como os vinhos produzidos no concelho, nomeadamente nas categorias de espumantes, brancos, tintos e vinhos de exceção. O município entrou a concurso igualmente na categoria de Roteiros com o Roteiro do Milho e do Granito.

Já Ponte de Lima, sobejamente conhecida como um dos maiores polos gastronómicos de Portugal, decidiu apresentar duas mesas candidatas ao concurso “7 Maravilhas à Mesa”. O regulamento do concurso define que para cada mesa sejam apresentados sete patrimónios de origem local, representativos do melhor que a região tem para oferecer, devendo incluir gastronomia, vinhos e turismo.

Assim, a mesa Rústica de Ponte de Lima, apresentada no Mosteiro de Refoios do Lima, é composta por Enchidos Tradicionais, por Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, verdadeiro ex-libris da cozinha tradicional, e pelo Bacalhau de Cebolada numa harmonia perfeita com o Vinho Branco da casta Loureiro, o Vinho Tinto da casta Vinhão e a Aguardente Vínica Velha da Adega Cooperativa de Ponte de Lima.

A mesa Primavera de Ponte de Lima, apresentada no Paço de Calheiros, considerado como uma das mais representativas casas nobres do Minho, é composta pelas tradicionais Pataniscas de Bacalhau, à Lampreia à Bordalesa e ao Naco de Carne Minhota numa harmonia perfeita com o Vinho Branco e Tinto produzidos pela Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima e com o Espumante Bruto Loureiro da Adega Cooperativa de Ponte de Lima.

As candidaturas a concurso serão as “MESAS”, mas num conceito alargado, que inclui o melhor que uma região tem para oferecer: pratos, vinhos, pão, azeite ou queijos, mas também aquilo que pode ser visitado, como uma adega ou lagar, um museu ou um percurso pedestre.

A mesa Rústica de Ponte de Lima, apresentada no Mosteiro de Refoios do Lima A mesa Primavera de Ponte de Lima, apresentada no Paço de Calheiros

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts