FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

28 Mar 2018

Valença: Romaria com música, animação e alegria leva a Cruz até à Galiza

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Lanço da Cruz de Cristelo-Côvo, no concelho de Valença, é todo uma animação. Nesta celebração que dura toda a tarde e boa parte da […]

O Lanço da Cruz de Cristelo-Côvo, no concelho de Valença, é todo uma animação. Nesta celebração que dura toda a tarde e boa parte da noite da segunda-feira de Páscoa, o pároco da freguesia, Eugénio Silva, leva a cruz até ao outro lado do rio Minho, para dar a beijar aos crentes de Sobrado – Torron, concelho de Tomiño, na vizinha Espanha. Na margem do rio Minho, pouco depois das 17 horas, o pároco de Cristelo-Côvo entra num barco de pesca e dirige-se até à outra margem, levando consigo a Cruz. Na viagem de regresso, vem acompanhado pelo pároco galego, que dá a beijar a cruz espanhola ao lado português.

Na margem portuguesa do rio Minho, é uma verdadeira romaria que aguarda os dois párocos. São vários grupos musicais a atuarem, que incluem gaita de foles, castanholas, bombos e tambores, numa festa de horas e horas que se estende noite dentro. Há comes e bebes e uma animação intensa, na qual crentes portugueses e peregrinos galegos exultam de alegria e boa disposição.

“Há algo que os une, há algo que prende”, realçou Eugénio Silva, pároco de Cristelo-Côvo, à GEICE. Este homem de fé sublinhou que o “símbolo é o mesmo”, pelo que “não existem barreiras linguística”. “Há um sentido de alegria por ver entrar o mesmo símbolo, o da cruz, que une de um lado e do outro”, precisou. Esta celebração está tão enraizada que o pároco brincou que, caso esta não se realize, “já não é vida” para a comunidade.

Durante a travessia solene, destaca-se uma forte conotação simbólica para os pescadores do concelho. O barco que leva o pároco é acompanhado por várias embarcações de pesca ao lado, que são benzidas durante a viagem para dar sorte para o ano que se avizinha. Em resposta, os pescadores lançam as redes ao rio e tudo o que for apanhado é entregue ao pároco de Cristelo-Côvo.

A tradição do Lanço da Cruz é uma manifestação religiosa popular muito acarinhada pelas populações de ambas margens que, ano após ano, atrai um maior número de pessoas.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts