FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

29 Mar 2018

Viagem no tempo “Alto Minho 4D” faz segunda paragem em Monção no sábado

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
No dia 7 de abril, a “viagem no tempo” pelo Alto Minho faz segunda paragem no concelho de Monção. Dedicada à Rota dos Castros, a […]

No dia 7 de abril, a “viagem no tempo” pelo Alto Minho faz segunda paragem no concelho de Monção. Dedicada à Rota dos Castros, a iniciativa, dinamizada pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Alto Minho, em parceria com o município de Monção, terá três grandes momentos: uma conferência dedicada à cultura castreja, uma visita encenada ao Castro de S. Caetano, em Longos Vales, e um encontro de ‘sketching’ no centro da vila.

Os castros são a porta de entrada de Monção para a viagem no tempo pelo Alto Minho, e o mote da conferência que decorrerá no Cineteatro João Verde, às 10 horas do próximo dia 7 de abril. Francisco Queiroga, da Universidade Fernando Pessoa, e Armando Coelho, Professor Emérito da Universidade do Porto, são os dois especialistas convidados pela CIM do Alto Minho para uma abordagem da civilização castreja na região do Alto Minho. Enquanto decorrer a conferência, o centro da vila será visitado por sketchers, que desenharão pormenores do património de Monção, no âmbito da ação “Sketching com História”, numa parceria com a Associação Urban Sketchers Portugal (USkP).

No período a tarde, entre as 15 horas e as 17h30, terá lugar uma visita de estudo ao Castro de S. Caetano, na freguesia de Longos Vales, que será acompanhada por uma performance das Comédias do Minho/ Centro Dramático de Viana. Assim,os participantes, enquanto visitam o castro, terão a oportunidade de também ter uma visita guiada encenada com os artistas Samuel Coelho e Rebecca Moradalizadeh, que ajudarão os participantes a descobrir parte da história de Monção e assim atravessar mais esta Porta do Tempo.

Depois da primeira paragem em Caminha, com a Rota do Megalitismo e Arte Rupestre, o projeto “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo” prosseguirá assim em Monção, com a Rota dos Castros, percorrendo as restantes oito rotas do Alto Minho, através da dinamização mensal das atividades.

De recordar que o projeto “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo” foi aprovado pelo Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020, no domínio do “Património Cultural”, e pretende criar uma rede de 10 rotas/ itinerários cronológicos culturais baseados na história e nos bens patrimoniais do Alto Minho. Com esta iniciativa intermunicipal, cada um dos concelhos do Alto Minho encabeçará uma dessas rotas que funcionará como o “portal” de acesso a uma “estação do tempo” (um núcleo museológico que funcionará num determinado espaço físico), que irá dispor de uma série de valências e no qual se apresentará uma sequência de recursos patrimoniais alusivos a essa rota e a serem visitados não só nesse concelho, mas em todo o território, promovendo-se um circuito (touring) cultural pelo Alto Minho e, consequentemente, a mobilidade turística na região.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts