FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

08 Mar 2018

Viana: Alvarães junta 200 pessoas para representar Quadros de Páscoa

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Para celebrar a Páscoa, a freguesia de Alvarães, no concelho de Viana do Castelo, vai juntar cerca de 200 habitantes, que juntos vão representar ao […]

Para celebrar a Páscoa, a freguesia de Alvarães, no concelho de Viana do Castelo, vai juntar cerca de 200 habitantes, que juntos vão representar ao vivo quadros da época. Alvarães volta a manter vivas as tradições de Páscoa promovendo a intergeracionalidade entre os participantes, envolvendo pessoas dos 8 aos 80 anos, entre avós, pais, netos e bisnetos. Nos dias 24 e 25 de março a freguesia representa a Via-Sacra e a Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém.

No sábado, 24 de março, pelas 20 horas, faz-se a representação da Via-Sacra em quadros vivos, com saída da Igreja de S. José, no lugar da Costeira, em direção à Igreja Matriz de Alvarães. Como é tradição, a juventude alvaranense prepara todas as capelas que retratam as estações da Via Sacra de Cristo. Já a Entrada Triunfal de Jesus será representada no domingo, 25 de março, pelas 10 horas, no centro da vila.

Fernando Martins, presidente da Junta de Freguesia de Alvarães, explicou à Geice que estão envolvidas “cerca de 200 pessoas, entre a preparação e a representação”, destacando a “união da freguesia em torno da mensagem da fé”, realçando o apoio de todos, incluindo empresários da terra. “É um espetáculo ao vivo, de cerca de duas horas e meia”, declara, referindo que será possível rever todos os passos da Via Sacra.

Num percurso de mais de três quilómetros, que liga as 14 capelas da freguesia, a Via-Sacra reúne cerca de meio milhar de pessoas para assistir a estes momentos de fé e arte popular em Alvarães. A tradição da Via Sacra realiza-se há quase meio século, mas todos os anos o guião é modificado. Cerca de duas centenas de pessoas, entre jovens e seniores, participam com devoção e afinco nos quadros vivos da Via-Sacra, que retratam a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário.

Já a tradicional recriação da “Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém” acontece no domingo, com a Bênção dos Ramos, que se cumpre no domingo anterior à Páscoa. Cada pessoa traz um raminho de oliveira e no início da Eucaristia o pároco da freguesia faz a bênção dos ramos com uma leitura do evangelho. Os ramos são guardados em casa, num lugar de destaque, de um ano para o outro, simbolizando a paz naquela casa e naquela família. Ao fim de um ano é queimado.

 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts