No sábado, pelas 9h30, a Comissão Representativa dos ex-trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) vai promover uma concentração, junto à porta da Avenida do Atlântico, para protestar contra a extinção da empresa Estaleiros Navais de Viana do Castelo SA, que está agendada para o mesmo dia. A data da extinção da empresa fora avançada pelo presidente da comissão liquidatária, depois de um último leilão para venda de 1.200 toneladas de perfis de aço e com saldo negativo superior a 700 milhões de euros para os ENVC.
António Ribeiro, da Comissão Representativa do Ex-Trabalhadores dos ENVC, referiu que já estiveram marcadas várias datas para a extinção, mas que os antigos funcionários sempre tiveram esperança de que a mesma não fosse concretizada. Agora, “infelizmente”, confirma-se a extinção da empresa, pelo que os ex-trabalhadores vão, mais uma vez, demonstrar “repúdio e indignação” contra o fim da empresa.
Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, recorde-se, estão em processo de extinção desde 10 de janeiro de 2014, dia em que a anterior empresa de construção naval vianense foi subconcessionada ao grupo privado Martifer, num contrato assinado pelo anterior Governo PSD/CDS-PP.