FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

26 Mar 2018

Viana: Festas da Senhora das Neves arrancam depois do brinde na Mesa dos 3 Abades

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Depois do brinde da Mesa dos 3 Abades, que se realiza na segunda-feira de Páscoa no Largo das Neves, ponto comum entre as freguesias de […]

Depois do brinde da Mesa dos 3 Abades, que se realiza na segunda-feira de Páscoa no Largo das Neves, ponto comum entre as freguesias de Mujães, Vila de Punhe e a União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, no concelho de Viana do Castelo, decorre o hastear da bandeira de Nossa Senhora das Neves, marcando-se assim o início das Festas das Neves. Este evento, organizado pela Comissão das Festas, foi retomado há mais de 20 anos.

No brinde, os responsáveis pela Cruz de cada freguesia assim como os respetivos párocos bebem vinho do Porto e comem doces espalhados ao longo da mesa de pedra, acompanhados por cantares e grupos musicais que atuam e animam a festa, em jeito de arranque da época de celebrações da Senhora das Neves.

O presidente da Junta de Freguesia de Vila de Punhe, António Costa, sublinha a importância desta celebração, referindo que representa o “fortalecimento dos laços de amizade e de bom convívio entre a comunidade”, além de ser “uma oportunidade de abrilhantar estas festas da Páscoa”, com um “convívio mais natural”. “É de salutar que se continuem a preservar estas tradições”, rematou.

Para José Duarte, presidente da Junta de Freguesia de Mujães, este momento “simboliza a união” entre as localidades, precisando que este evento “tem a sua importância por ser realizado pelas 3 freguesias”.

No caso de Rui Sousa, presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, este festejo está “enraizado no que são as culturas destas freguesias”, realçando que é “saudável ver este agrupamento de toda a gente”, que traz “largas centenas” de pessoas ao local para dar início às celebrações.

O brinde da Mesa dos 3 Abades tem início por volta das 12h30 na segunda-feira da Páscoa, e, no fim deste, será hasteada a bandeira de Nossa Senhora das Neves.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts