FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

26 Mar 2018

Viana: Igreja paroquial de Vila Nova de Anha reabriu depois de 7 meses de obras de conservação

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Depois de 7 meses de obras de conservação e restauração, a Igreja Paroquial de Vila Nova de Anha, no concelho de Viana do Castelo, reabriu […]

Depois de 7 meses de obras de conservação e restauração, a Igreja Paroquial de Vila Nova de Anha, no concelho de Viana do Castelo, reabriu as portas este fim-de-semana. No sábado, D. Anacleto Oliveira, Bispo Diocesano de Viana do Castelo, presidiu à celebração eucarística durante a qual foi benzida a igreja paroquial de Vila Nova de Anha, numa celebração que contou com a presença do pároco, de muitos anhenses, do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e do vereador Luís Nobre.

Na homilia da Eucaristia, D. Anacleto começou por felicitar a comunidade paroquial, dizendo que a igreja estava “linda”, afirmando que à medida que foi entrando na igreja, foi “reparando no contraste das cores, no encanto do retábulo, na iluminação nova”.  Ainda assim, referiu o Bispo Diocesano, aquilo que dá mais beleza à igreja, no sentido pleno da palavra que vai para além da mera dimensão estética, é algo que é invisível: “a vida das pessoas da comunidade”.

De seguida, D. Anacleto assinalou a feliz coincidência do templo ser reaberto quando a Igreja se prepara para iniciar a Semana Santa ou Semana Maior: “A grande motivação que aqui nos traz como crentes é a morte e ressurreição de Cristo. Por isso, na igreja e, em concreto, na Eucaristia dá-se um maravilhoso encontro entre a vida que damos e a vida que de Cristo recebemos”.

No final da celebração, e antes de um momento musical protagonizado pela Filarmónica do Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha, o pároco, Pe. Alfredo Sousa, agradeceu à Direção Geral das Autarquias Locais, à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, à Câmara Municipal de Viana do Castelo, aos anhenses e a todos os intervenientes na obra. O sacerdote disse ainda: “Ao longo dos últimos meses, sentimos uma certa orfandade. Contudo, tardou mas valeu a pena. A nossa igreja está linda”.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts