Vila Praia de Âncora, em Caminha , vai transformar-se, a partir desta sexta-feira e até dia 01 de maio, num jardim de flores. É a edição 2018 da iniciativa Vila Praia em Flor que inclui ainda gastronomia e o concurso “Janelas, Varandas e Montras Floridas”.
Em comunicado, a Câmara liderada pelo socialista Miguel Alves adiantou que a gastronomia, com “Sabores da Primavera”, e o concurso juntam-se a um programa que se prolonga por cinco dias. A montagem desta festa das flores mobilizou cerca de três dezenas de funcionários do município, apoiados por vários veículos.
Este ano, além da tradicional festa de flores, e dos momentos habituais, o programa destaca a gastronomia. Haverá “Sabores da Primavera”, para descobrir nos 15 restaurantes aderentes. Novidade é também o concurso “Janelas, Varandas e Montras Floridas”, só com plantas e/ou flores naturais.
O epicentro do Vila Praia em Flor é a Praça da República, mas já há várias ruas enfeitadas, nomeadamente a marginal, onde os funcionários municipais já colocaram os arranjos florais coloridos. Com o concurso, a organziação espera que o evento se estenda por muitas mais ruas, quer com a colaboração dos particulares quer dos comerciantes.
O evento é organizado pela Câmara de Caminha, Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora e Grupo dos Amigos das Maias.
O concurso “Janelas, Varandas e Montras Floridas” tem como principais objetivos “recriar outra forma de embelezamento das ruas da Vila, contribuindo para a renovação da imagem de “Vila Praia em Flor”, incentivar a descoberta e o gosto pelos espaços verdes e pela natureza, promovendo o adorno e o sentido estético das fachadas dos edifícios, potenciando o aparecimento de recantos de grande beleza, na junção da arquitetura urbana e reavivar a tradição portuguesa de florear as janelas e varandas, proporcionando, desse modo, novas vivências e formas de sentir e viver a sua terra”.