FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

11 Abr 2018

Viana do Castelo recebe Base de Treinos e Desenvolvimento de Barcos de Vela

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Temos uma empresa que me é referenciada em toda a parte do Mundo. Não é só uma empresa de economia pura, mas é também uma […]

Temos uma empresa que me é referenciada em toda a parte do Mundo. Não é só uma empresa de economia pura, mas é também uma empresa que contribui para a formação de atletas e de gerações ocianicas em Portugal

Viana do Castelo recebe Base de Treinos e Desenvolvimento de Barcos de Vela

A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou hoje com a NELO M.A.R o protocolo de colaboração estratégica para a implementação de uma Base Naval de Treino de Vela, a instalar no Centro Náutico de Vela. A cerimónia contou com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Aos jornalistas, Ana Paula Vitorino, destacou a importância da empresa nesta parceria. “Temos uma empresa que me é referenciada em toda a parte do Mundo. Não é só uma empresa de economia pura. É uma empresa com provas dadas nesta área, uma empresa que também contribui para a formação de atletas e de gerações oceânicas em Portugal”.

O protocolo tem em conta a localização do Centro Náutico de Vela, as acessibilidades terrestres e marítimas, a proximidade das instalações daquela empresa como justificação para instalar a base em Viana do Castelo, tendo como entidade residente o Centro de Vela, que “desenvolve a sua atividade formativa, competitiva e lúdica associada ao Centro de Mar”.

“Nós começamos no ano passado a produzir barcos à Vela e Viana do Castelo oferece as condições ideais para se realizar os testes, para termos a aproximação com os clientes que vão utilizar esses barcos à Vela. Temos um espaço que é o ideal para a prática da Vela, um espaço para desenvolvermos os barcos e encontrar-mos pessoas para fazer os testes com esses barcos de Vela”, disse Manuel Ramos, responsável da empresa NELO M.A.R.

A Base servirá para desenvolvimento e ensaios de novas embarcações para formação e competição, sendo que terá como parceiro a Vianasailing, uma empresa que irá efetuar o treino, coaching e atividades do projeto para apoiar atletas, velejadores e possíveis compradores nacionais e internacionais.

O protocolo de implementação hoje assinado estabelece a parceria de cooperação entre as diversas entidades, sendo que à Câmara Municipal cabe prestar o apoio logístico necessário para a implementação da Base, disponibilizar o espaço físico no Centro Náutico de Vela e promover e dinamizar o projeto junto da comunidade local, a nível nacional e internacional.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa enalteceu o arranque desta parceria.

“Quando avançamos com o projeto da democratização do acesso aos desportos náuticos, queríamos apostar na formação de jovens, na formação desportiva, na promoção dos desportos náuticos, mas também, desenvolver uma economia associada a todo este trabalho. Hoje temos essa concretização”.

“Uma empresa de referencia internacional, a NELO, que é a maior empresa do Mundo de embarcações de canoagem, vai desenvolver uma nova linha de embarcações na área da Vela e vai servir-se das instalações existentes em Viana do Castelo para o seu desenvolvimento, para o seu aperfeiçoamento e para o treino, com uma empresa de Viana a apoiar”.

“Este é um projeto Mundial. Vamos ter aqui gente de todo o Mundo a fazer ensaios. A fazer os testes, a conhecer a nossa cidade, as nossas infraestrutura. Estamos a criar condições para que os jovens que são hoje formados no nosso Instituto Politécnico, na Escola de Desporto e Lazer possam integrar futuramente estas atividades. Estamos a criar condições numa economia ligada aos desportos náuticos. Hoje é um dia muito feliz”, disse o autarca vianense.

Esta Base Naval integra a política municipal de tornar Viana do Castelo numa Cidade Náutica, assente no projeto Centro de Mar que está a ser implementado desde 2010 enquanto projeto âncora no Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar e assume-se como uma aposta, de entre o conjunto de operações que o constituem, no desenvolvimento da náutica de recreio e dos desportos náuticos enquanto componentes relevantes para o reforço da posição de Viana do Castelo como uma “cidade da náutica do atlântico”.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts