A Taça do Mundo de Maratona, que decorreu em Viana do Castelo no fim de semana, permitiu avaliar o momento de forma dos atletas nacionais, com vista às grandes competições internacionais que se realizarão no corrente ano, designadamente o europeu na Croácia e o mundial que terá lugar em Portugal, na vila de Prado, no mês de setembro.
As provas que levaram muito público até às margens do rio Lima na capital de distrito, com a participação de mais de 400 atletas em representação de 16 países, permitiram aos atletas nacionais a conquista de 10 medalhas, duas nas “Short Race”, corridas de curta distância que se realizaram no primeiro dia (26 de maio), e as restantes oito nas duras distâncias da maratona que decorreram no segundo dia (domingo, 27).
Do total de medalhas, metade foram ganhas pelos atletas do Clube Náutico de Ponte de Lima.
O destaque vai para a medalha de ouro conquistada pelo jovem limiano Leonardo Vicente, na prova de C1 júnior, seguido de perto pelo seu colega de equipa Luís Varajão, que subiu ao segundo degrau do pódio. Com duas medalhas conquistadas,
Duarte Lacerda foi uma das grandes figuras da representação nacional, ao obter a medalhas de prata na Short Race e na Maratona, na categoria de C1 sénior. Nuno Barros, campeão do Mundo e da Europa foi terceiro na prova de Maratona em C1 sénior, continuando a averbar resultados de alto nível.