A Câmara de Viana do Castelo aprovou, hoje, por unanimidade, um voto de louvor à empresa vianense Samthiago, distinguida com a Menção Honrosa ‘Boas Práticas’ na edição 2018 dos prémios SOS Azulejo.
A proposta apresentada pelo presidente José Maria Costa foi apresentada, esta quinta-feira, no período antes da ordem do dia, da reunião ordinária do executivo.
A empresa Samthiago recebeu aquela menção honrosa pela intervenção de “Reabilitação dos painéis em azulejo de Fred Kradolfer, nos miradouros de Lisboa”. A intervenção foi realizada em 2017 pela empresa de Viana do Castelo para a Câmara Municipal de Lisboa.
Na sua apreciação, o júri presidido pelo Professor Doutor Vítor Serrão considerou que os galardoados em 2018 contribuíram para a defesa e valorização do património azulejar português com trabalhos de excecional qualidade.
Os prémios SOS Azulejo têm por objetivo reconhecer, valorizar, dar visibilidade e fomentar ações de proteção e valorização do património azulejar português e/ou de origem/tradição portuguesa.
Trata-se da 9ª edição dos Prémios, tendo os projetos da empresa Vianense sido galardoados pela 4ª vez: 3 Menções Honrosas e em 2016 o Prémio “Conservação e Restauro” com o projeto de recuperação da Sala D. Manuel, no Museu Nacional do Azulejo.
A cerimónia de entrega dos prémios deste ano decorrerá no próximo dia 24, no Palácio Marques de Fronteira, em Lisboa.
Foto: Ricardo Sousa/DR- RAM