FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

30 Mai 2018

Estudante vianense de 23 anos é mordoma do cartaz da Romaria D’Agonia 2018

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Maria João Soares, uma estudante vianense de 23 anos de idade, é a mordoma do cartaz oficial da Festa em Honra de Nossa Senhora da […]

Maria João Soares, uma estudante vianense de 23 anos de idade, é a mordoma do cartaz oficial da Festa em Honra de Nossa Senhora da Agonia, que acontece em Viana do Castelo de 17 a 20 de agosto. O cartaz já foi oficialmente apresentado e é da autoria de Sara Costa e Helena Soares, duas designers que, pela segunda vez, venceram o concurso lançado pela Vianafestas para elaboração do cartaz da romaria, depois de terem vivido a mesma honra em 2014.

O cartaz escolhido, para este ano representar a rainha das romarias, conta com Maria João, natural da cidade de Viana, mas residente em Santa Marta de Portuzelo, como rosto. A jovem é estudante do 2º ano de Mestrado em Psicologia na Universidade de Coimbra e assume que vencer o concurso é uma responsabilidade e um orgulho, assumindo que poder representar a mulher minhota é uma honra.

No cartaz, enverga um traje de mordoma com colete, bordado a vidrinho luar, um traje mais rico e que era usado pelas mordomas das famílias mais abastadas. Maria João explica que o traje é uma réplica de trajes antigos, mas que conta com elementos muito antigos e peças singulares. O traje é constituído por peças que pertencem ao Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, ao qual a estudante pertence há mais de uma década, e também por peças que pertencem à coleção particular de um elemento do grupo. O lenço de seda que a mordoma usa à cabeça foi um dos primeiros lenços do grupo, que está a celebrar 84 anos de existência, e é uma peça quase centenária.

Também a camisa da mordoma é uma peça singular, por ser em linho, mas com pormenor de bordado a duas cores, no ombro e no pulso. Já as peças de ouro tradicional que a jovem usa pertencem a familiares e também a elementos do grupo folclórico. No cartaz, pode ainda ser visto o palmito, bem como o lenço de “amor”.
Sara Costa, de 26 anos, de Perre, e Helena Soares, de 27 anos, da Meadela, são designers de profissão e foram novamente as vencedoras do cartaz da Romaria D’Agonia, depois de terem conquistado o mesmo feito há quatro anos. Garantem que voltaram a participar pelo desafio e como forma de poderem ajudar a partilhar as tradições vianenses.

Explicam que o traje de mordoma foi escolhido por ser um traje solene, mas que não tem aparecido nos cartazes mais recentes, tendo, por isso, optado por um design mais simples, de forma a evidenciar toda a riqueza das peças. Indicam que, aliar o fundo liso do cartaz, de cor amarela, ao traje preto da mordoma, foi uma forma de homenagear Viana do Castelo, visto que a bandeira da cidade conta com essas duas cores. Já as letras caligráficas vão passando do tom preto ao roxo, como forma de representar o manto roxo e azul da Senhora da Agonia e combinar com o tom roxo do lenço da mordoma.

Recorde-se que o concurso lançado pela Vianafestas para elaboração do cartaz oficial da Romaria em Honra de Nossa Senhora d’Agonia recebeu 65 propostas nacionais e internacionais. De acordo com o regulamento do concurso, o cartaz oficial deveria divulgar a Romaria em Honra de Nossa Senhora d’Agonia a nível nacional e internacional, devendo ainda transmitir a beleza da Mulher de Viana e o seu Traje. O Júri do concurso incluiu 9 elementos que representam as seguintes entidades: VianaFestas, Comissão de Festas, Real Irmandade de Nossa Sra. d’ Agonia, Escola Superior de Educação, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Associação Empresarial de Viana do Castelo, Rui Carvalho Design, Associação dos Grupos Folclóricos Alto-Minho e Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts