Ao contrario do que tem sido habitual, a nomeação dos árbitros para os últimos jogos dos dois campeonatos da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), que se realizam este fim de semana, não foram divulgados. Ainda com subidas e descidas por decidir, o Conselho de Arbitragem (CA) da associação de futebol vianense entendeu tomar esta medida de forma a “proteger os árbitros”.
Em declarações exclusivas à Rádio GEICE, o Presidente do CA da AFVC, explicou que esta “medida surge num momento delicado da época onde muito ainda se vai decidir”.
Fernando Lima, disse à Rádio GEICE confiar plenamente nos árbitros que tem à sua disposição. “Confio plenamente nos árbitros, mas quero que todos estejam tranquilos e que se apresentem nos seus jogos livres de qualquer pressão e no pleno das suas capacidades, físicas e psicológicas . Esta medida surge pela primeira vez no meu mandato (começou em 2015), mas os rumores que tem surgido nos últimos dias obrigam-nos a salvaguardar a tranquilidade dos árbitros e a verdade desportiva. É um ato meramente preventivo”, afirmou.
O dirigente informou ainda, que as equipas de arbitragem vão estar de prevenção e que só ficarão a saber o jogo que vão arbitrar poucas horas antes do seu inicio.
Vitorino de Piães, Limianos, Courense, Vianense, Correlhã, Távora, Valenciano e Vila Franca, são os clubes que vão disputar os jogos decisivos na 1ª divisão distrital.
Na segunda divisão os clubes envolvidos nas decisões são, Cardielense, Raianos, Ancora Praia e Longos Vales.