FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

05 Mai 2018

Livro “Arte Floral em Alvarães, Fé e Criatividade” lançado hoje no jardim de Viana

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
“Arte Floral em Alvarães, Fé e Criatividade” é o título do livro que vai ser lançado, hoje, às 17:00, no jardim público de Viana do […]

“Arte Floral em Alvarães, Fé e Criatividade” é o título do livro que vai ser lançado, hoje, às 17:00, no jardim público de Viana do Castelo, no âmbito do programa “Viana Florida”, promovido pela Câmara Municipal.

Da autoria de José Maria Miranda Pinto, Marcial Araújo Passos e Jaques Torres, a obra é editada pela Junta de Freguesia com apoio da Câmara Municipal.

O livro, composto por 96 páginas e com assinatura de Rui Carvalho Design, aborda o tema da flor em Alvarães em quatro momentos festivos e únicos, que resultam do empenho popular: nos tapetes confecionados para a festa do Senhor aos Enfermos, nos tradicionais Andores Floridos, nas Cruzes da Via Sacra e na decoração da Tribuna e Altares da Igreja Matriz.

“É uma obra com textos explicativos das diversas festividades onde é privilegiado o aspeto visual, muito colorido e de ótimo bom gosto, com um trabalho de grande perfeição”, explica José Pinto, autor dos textos.

As fotografias recolhidas há anos por Marcial Passos, complementadas pela objetiva de artista de António Gaspar, ilustram a obra.

“Este é mais um passo para que Alvarães seja reconhecida como a Vila das Flores de Portugal. Ao mesmo tempo que mantemos a tradição, perpetuamos uma herança vinda dos nossos antepassados, preservando-a para as novas gerações. Acima de tudo queremos que todos sintam orgulho das nossas tradições, baseadas na arte floral”, salienta Fernando Martins, presidente da Junta de Freguesia local.

A vila é conhecida pela Festa de Santa Cruz e dos Andores Floridos, que este ano se realiza de 18 a 20 de maio. Manda a tradição da festa que os andores e as cruzes sejam decorados exclusivamente com plantas naturais.

A colagem das pétalas, a conjugação das cores, o brilhantismo de cada lugar que tenta fazer do seu o melhor andor, com muito bairrismo à mistura, são motivos que tornam esta festividade única. As pétalas de flores são colhidas nos montes de Viana do Castelo e coladas uma a uma com água e farinha nos famosos andores de Alvarães que fazem desta arte única que remonta a 1946.

Ao longo do ano a freguesia e a sua população levam a cabo vários eventos religiosos e festivos alusivos à flor, levando à vila de Alvarães milhares de visitantes.

 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts