Durante o feriado nacional do Corpo de Deus, o concelho de Monção promete voltou a celebrar em grande a Festa da Coca entre os dias 31 de maio e 3 de junho. O programa, como habitual, reserva um conjunto variado de iniciativas recreativas e solenes com acentuada carga religiosa, destacando-se, no primeiro dia, 31 de maio, feriado nacional, a arruada da Coca (10h00), a Eucaristia e Procissão Solene (17h00), a Charanga a Cavalo do Regimento de Cavalaria da Guarda Nacional Republicana (18h30) e o Combate entre S. Jorge e a Coca (19h00), no anfiteatro natural do Souto.
No dia seguinte, 1 de junho, pelas 10h00, celebração do Dia Mundial da Criança, na Praça Deu-la-Deu, e Noite de Fados, pelas 22h00, no jardim da Biblioteca Municipal de Monção.
O sábado, 2 de junho, reserva entrega dos prémios do Concurso de Escrita “Era uma vez….a biblioteca Municipal”, pelas 11h00, e o Festival de Música “Coca`in Festa”, a partir das 18h30, na Rua da Independência.
O domingo, 3 de junho, abre com a caminhada “Caminhos do Alvarinho”, organização do grupo cívico “Corre por Monção”, pelas 8h30, culminando com o Cortejo Etnográfico das Freguesias, pelas 16h30. Além da sonoridade característica das nossas aldeias como bombos, concertinas e cavaquinhos, mostram-se algumas vivências de ruralidade como a prática da pastorícia, o trabalho do granito, as vindimas, a malhada do centeio, ou a desfolhada.
Nestes quatro dias de festa, com prolongamento até 10 de agosto, estarão expostas várias Cocas elaboradas pelas instituições/associações/clubes do concelho. Neste trabalho criativo, recorreram a materiais diversificados na sua conceção, apresentando, ao longo do percurso da Procissão Solene, parte do imaginário monçanense.