A Filarmónica de Vila Nova de Anha vai abrir, no domingo, 13 de maio, às 16:00, na Igreja Matriz, em Ponte de Lima, o projeto “Sente a História”, organizado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Alto Minho. A entrada é gratuita.
O programa, que começa no domingo, em Ponte de Lima, decorre até 20 de julho de 2019. Além de permitir uma experiência de história ao vivo, onde a música vai ao encontro da arquitetura dos monumentos, contempla três linhas de programação: bandas filarmónicas, coros e jovens solistas do Alto Minho em contexto de música de câmara, tendo como objetivo surpreender o público com novas abordagens e novos talentos.
O programa cultural tem como objectivo proporcionar “um um forte impacto na economia, no turismo e na gastronomia da região”.
Centrado na capacitação, valorização e no desenvolvimento de competências de diferentes gerações de músicos locais, bem como na criação de novos talentos, durante 15 meses vão realizar-se 30 concertos envolvendo 30 locais históricos e mais de 1.500 músicos em 10 municípios.
A iniciativa “Sente a História – Ação Promocional Música & Património – Novas Abordagens, Novos Talentos” representa um investimento de cerca de 350 mil euros.