O centro histórico de Viana do Castelo vai receber, no dia 18 de maio, o WRC Vodafone Rally de Portugal.
Pela primeira vez, os carros vão entrar no centro e subir a principal avenida da cidade. De acordo com o percurso previsto, os carros que vêm da A28, autoestrada que liga Porto a Viana do Castelo, entram na rotunda de acesso à cidade pela Papanata até à Escola do Carmo, descem a rampa da Ponte Eiffel, entram na Alameda 5 de Outubro, sobem a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, viram em direção à Avenida General Humberto Delgado, subindo até à rotunda do Hospital de Santa Luzia em direção ao topo do monte de Santa Luzia, num percurso que se vai repetir duas vezes, de manhã e de tarde.
Para garantir toda a segurança e qualidade da prova, a Câmara Municipal vianense dá nota das seguintes informações ao público:
A organização do Rali criou Zonas de Espetáculo para que se possa ver e sentir as emoções dos ralis em áreas amplas, devidamente preparadas para o efeito e sempre em segurança. Estas zonas de espetáculo são previamente divulgadas e os respetivos acessos disponibilizados sob a forma de road books, através de mapas e de sinalética própria claramente colocada no terreno. A cor verde assinala os limites das áreas destinadas ao público nas várias zonas de espetáculo. Todas as restantes áreas são interditas ao público.
Na generalidade, o acesso às zonas de espetáculo só será possível a partir de uma hora definida em cada caso, normalmente cerca de cinco horas antes da passagem do primeiro concorrente.
Classificativa de Ponte de Lima:
A classificativa de Ponte de Lima, termina em S. Lourenço da Montaria. O público dispõe de 5 zonas de espetáculo, sendo a ZE14 na freguesia de Montaria.
Acessos:
A ZE14 (Montaria) tem uma extensão de 250,00m. O acesso deverá ser feito, necessariamente através da freguesia de Nogueira.
Condicionantes:
– Estacionamento interdito a todos os veículos na EN 305 nos 500,00 m para cada lado do início do troço.
– Interdição de acesso a partir da igreja de Montaria
– Será interdito o acesso de espectadores pelo início do troço.
Classificativas de Viana do Castelo:
A classificativa de Viana do Castelo tem uma extensão de 26,700 Km e o público dispõe de 3 zonas de espetáculo e 1 zona de público, designadas por ZE05, ZE06, ZE07 e ZP04.
Acessos:
– A ZE05 tem uma extensão de 1.700,00 m. Acesso a partir da EN 13 na freguesia de Carreço (rotunda da farmácia).
– A ZE06 tem uma extensão de 430,00 m. Acesso será realizado a pé pelo percurso balizado a partir do final da ZE05 ou de viatura todo terreno pela freguesia de Outeiro (Lugar de Mezieiro, no local de Piotinha).
– A ZE07 tem uma extensão de 550,00 m. Acesso pela EN 302 no lugar da Costa na freguesia de Outeiro.
– A ZP04 tem uma extensão de 60,00 m. Acesso será realizado exclusivamente a pé pelo percurso balizado a partir do início da ZE05.
Condicionantes:
– Será interdito o acesso de espectadores pelo início e pelo final do troço.
– O acesso ao início do troço estará cortado a veículos não credenciados a partir do cruzamento da EN 13-6 com estrada florestal (Santa Luzia), EN302-2 com estrada florestal (Cova – Meadela) e no lugar de S. Mamede (Areosa).
– O acesso ao meio do troço é interdito trânsito de veículos entre a Senhora da Cabeça na freguesia de Freixieiro de Soutelo, campo de futebol no lugar da Costa na freguesia de Outeiro e Cruzeiro do Vale em Afife e o troço.
– O trânsito estará fortemente condicionado no percurso entre o final da classificativa de Viana do Castelo e a Estrada Pedro Homem de Melo em Afife. Interdito o estacionamento, trânsito proibido em sentido contrário à prova a todos os veículos no Caminho de Gateira até ao Largo da Armada.