A Câmara de Valença apelou hoje à população, através do seu sítio na Internet, para reportar às forças de segurança danos sofridos pela explosão de um armazém de material pirotécnico, na quarta-feira, no município vizinho de Tui, Galiza.
Na publicação, aquela autarquia pede a quem sofreu danos com aquela explosão, registada na localidade de Páramos em Tui, para “entrar em contacto com a GNR local, responsável pela coordenação, com o posto misto de Tui (Centros de Cooperação Policial e Aduaneira) da informação a transmitir à Guardia Civil, no sentido de serem encetados mecanismos com vista à sua resolução”.
“No seguimento da explosão ocorrida, na quarta-feira, em Paramos (Tui), que provocou alguns danos em edifícios localizados nas freguesias fronteiriças do concelho de Valença, estão a ser acionados os mecanismos de apoio necessários. Todos os proprietários que sofreram danos nas habitações e outros devem dirigir-se à GNR de Valença e apresentar relação dos danos causados, com estimativa de prejuízos e anexar fotografias para registo”, lê-se no apelo publicado no sítio do município.
A explosão provocou dois mortos e 26 feridos. O impacto do rebentamento destruiu cerca de 20 casas e provocou danos em mais de uma centena, tendo sido sentido a vários quilómetros de distância.