Viana do Castelo vai receber, nos dias 22 e 23 de maio, a 11ª edição da Festa do Cinema Italiano. O Teatro Municipal Sá de Miranda vai exibir três obras recentes do que de melhor se faz no cinema em Itália, ao longo dos dois dias.
No dia 22 de maio, às 14h30, será exibido The Place, de Paolo Genovese, que explora o drama do lado oculto da alma humana, os seus segredos mas também os seus inesperados recursos. À noite, às 21h30, exibe-se Gatta Cenerentola, filme vencedor do Festival Monstra 2018. A 23 de maio, às 14h30, In Guerra per Amore, de Pierfrancesco Diliberto, apresenta-se como uma irónica e inteligente reflexão sobre o amor, a Sicília e a máfia.
A capital do Alto Minho é uma das 16 cidades que acolhem o evento, que passa por Beja, Abrantes, Moita, Tomar, Loulé, Caldas da Rainha, Viana do Castelo, indo ainda ao Funchal, Setúbal, Évora, Coimbra, Almada, Aveiro, Viseu, Cascais e Lisboa.
Organizado pela Associação Il Sorpasso desde 2008, a Festa do Cinema Italiano ampliou também a sua presença internacionalmente com extensões e programação a decorrer em países como Brasil, Angola e Moçambique. De acordo com a organização, a Festa do Cinema Italiano é o acontecimento mais importante em Portugal dedicado à cultura italiana e um dos festivais cinematográficos mais apreciados no país.
Esta edição apresenta uma seleção de cerca de 50 filmes, entre longas-metragens, documentários e curtas-metragens italianas, produzidas durante o último ano.
Em ante-estreia, e diretamente dos mais prestigiados festivais internacionais, como Cannes, Veneza e Berlim, a Festa do Cinema Italiano traz ao público português as mais recentes obras dos maiores autores de cinema italiano. Na Festa do Cinema Italiano sete dos mais interessantes novos autores italianos concorrem para o prémio de melhor filme do festival. No evento há também espaço para os grandes clássicos do cinema italiano, com destaque para retrospetivas, homenagens e exibições de novas cópias restauradas digitalmente.