A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo recebeu a 5ª sessão de informação Norte Digital, que visa qualificar as Pequenas e Médias Empresas (PME) do Norte de Portugal para a economia digital. Promovida pela ACEPI – Associação da Economia Digital, com o apoio do Município vianense, a sessão contou com a presença de especialistas do marketing e comunicação digital.
O autarca vianense, José Maria Costa, abriu o evento realçando que, cada vez mais, o digital toma conta da vida dos cidadãos, afirmando que as cidades inteligentes estão ligadas à tecnologia e a diferentes plataformas de comunicação. Para o edil, é importante que as empresas vianenses sejam o mais capacitadas possível, indicando que o mundo digital favorece as ligações e os contatos entre os empresários.
O coordenador Norte Digital, António Teixeira, defendeu que este projeto da ACEPI corresponde a uma aposta na internacionalização das empresas através do poder da internet. Referiu que, embora em Portugal algumas empresas já estejam preparadas para o desafio, existem ainda muitas mais que desconhecem o potencial do mundo digital, revelando que 60% das empresas nacionais não têm qualquer presença on-line.
O mercado digital em Portugal representou, no ano passado, compras on-line de 4,6 mil milhões de euros. Neste sentido, o Norte Digital tem abertas inscrições para um projeto piloto que vai preparar até 50 empresas do Norte para o mundo digital.
A sessão de informação contou com o testemunho de Marta Jorge, gestora, que apresentou o programa Exportar Online da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, e Pedro Caramez, formador e consultor em marketing digital. Também a gestora de marketing e comunicação do Hotel FeelViana apresentou o plano da unidade hoteleira vianense e Rita Carneiro, ‘instagrammer’ e influenciadora no comércio digital, explicou como conseguiu assumir o lugar de ‘influencer’ e destacar-se como a única mulher portuguesa que coleciona sapatilhas.