A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo recebe, a 29 de junho, um “À Conversa com…” o jornalista José Milhazes. O evento acontece pelas 21h30, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal, que servirá para o autor apresentar a obra “As minhas aventuras no país dos sovietes”.
José Milhazes nasceu na Póvoa de Varzim em 1958. Tradutor de autores clássicos e políticos russos, tornou-se conhecido enquanto correspondente em Moscovo da SIC, TSF e do jornal Público. O jornalista é doutorado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e é autor de várias obras.
Viveu em Moscovo desde 1977 e 2015 e, atualmente, é correspondente da SIC e da RDP, colunista do Observador e professor universitário.
Sobre o livro “As minhas aventuras no país dos sovietes”, é preciso recuar até 9 de setembro de 1977, data em que “os comboios da linha Póvoa de Varzim-Porto (Trindade) ainda eram movidos a carvão” e dia que se iniciou a longa viagem de José Milhazes ao país dos sovietes.
«[…] A mala era leve porque, além de não haver dinheiro para mais, eu estava convencido de que não se ia para o Paraíso Terrestre com a casa às costas, porque nesse lugar não costuma faltar nada, à excepção do pecado.
Sim, eu ia viver na sociedade quase perfeita, na transição do socialismo desenvolvido para o comunismo», lê-se na sinopse do livro.