FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

04 Jun 2018

Gigantones, cabeçudos e bombos de Viana em Lézennes

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Os gigantones, cabeçudos e bombos de Viana do Castelo vão marcar presença, no sábado, em Lézennes, França, numa iniciativa da Vianafestas – Associação Promotora das […]

Os gigantones, cabeçudos e bombos de Viana do Castelo vão marcar presença, no sábado, em Lézennes, França, numa iniciativa da Vianafestas – Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo.

A deslocação de um grupo composto por dois gigantones e seis cabeçudos da Vianafestas, acompanhado por oito músicos do Grupo de Bombos de Deocriste, acontece no âmbito da “Fête de la Pierre”.

No cortejo que acontece este sábado na “Fête de la Pierre” vão participar 110 gigantes de diferentes nacionalidades, cerca de 20 orquestras e 1200 pessoas.

Os gigantones e cabeçudos são um dos maiores símbolos das festas de Viana. Na Festa em Honra de Nossa Senhora da Agonia, a festa faz-se sempre ao som dos bombos e das tarolas, no seu habitual ritmo ensurdecedor que ecoa por toda a cidade. Sempre ao meio-dia, doze morteiros misturam-se com este ribombar característico, dando início a um dos quadros da Romaria d’Agonia que atrai cada vez mais admiradores: a Revista de “Gigantones e Cabeçudos”.

No coração da cidade, na Praça da República, nos dias da festa, grupos de bombos e Zés Pereiras mostram a sua arte e uma imponente força de braços.
São sempre centenas os artistas populares que dão o seu melhor, acompanhados dos gigantones e cabeçudos da festa

Últimas Noticias

Últimos Podcasts