FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

08 Jun 2018

Mais de 50 participantes na 8ª edição do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara Municipal de Viana do Castelo divulgou hoje, a lista de premiados da oitava edição do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana, na data […]

A Câmara Municipal de Viana do Castelo divulgou hoje, a lista de premiados da oitava edição do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana, na data de aniversário da morte do patrono deste prémio escolar.

Nesta edição, foram apresentados à fase final do concurso 54 trabalhos dos alunos das escolas do concelho, públicas e privadas, tendo o júri deliberado premiar 14 trabalhos nas modalidades Poesia, Conto, Ensaio e Ilustração, um por cada nível de escolaridade: 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário.

A 8ª edição do concurso foi promovida ao longo do presente ano letivo e a sessão pública de entrega de prémios decorrerá no dia 16 de junho, pelas 11h00, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, e da Vereadora da Cultura e da Educação, Maria José Guerreiro, bem como dos elementos do júri, concorrentes, diretores, professores bibliotecários e outros professores envolvidos no concurso.

Na modalidade Conto, tema livre, o prémio foi atribuído a Mercedes Figueira Botão de Noronha Rego, com o conto “Uma história a preto e branco”, a Diana Sofia Martins Dias, com o conto “O diário”, Patrícia Oliveira Lopes, com “A invenção da caneta”, e a Valentina Flores Morelli, com o conto “Mil e uma noites no El Grande Hotel de Viana”.

Na Poesia, tema livre, o prémio foi atribuído a Guilherme Fernandes Cunha Lima Marques, com “Rio abaixo mar acima pelas marés de Viana”, a Mariana Rodrigues Lima, com “Prosa ou Poesia?”, a Carolina Beatriz da Fonte Martins, com a poesia “Pensar”, e a Beatriz Basto Magro, autora de “Pensamentos noturnos”.

No que toca à modalidade Ensaio, o prémio foi atribuído a Maria Filipe Ponte Guedes, com “Auto do Capitão de Deus de António Manuel Couto Viana”, e a Juliana Cristina Cerqueira Costa, com o trabalho “Nunca mais foi Natal”.

Já na modalidade de Ilustração, a partir da obra de António Manuel Couto Viana, foi atribuído o prémio a Maria Francisca Granja Choupina, com um trabalho feito a partir do poema “As quatro estações do campo” do livro Versos de palmo e meio, a Helena Feio Garcia, com uma ilustração feita a partir da “Lenda de Viana”, do livro Lendas dos Vale do Lima, a Joana Duarte Abreu Cruz, com uma ilustração criada a partir do conto “Estou pronta!” do livro Tens visto o Antão? : contos pícaros e outros não, e ainda a  Igor Alexandre Viegas Outeiro, com um trabalho realizado a partir do poema “Saudade de um corpo” do livro O coração e a espada.

O concurso, criado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e dinamizado pela Biblioteca Municipal, em homenagem à vida e à obra do escritor vianense António Manuel Couto Viana, pretende dar a conhecer a obra literária do autor e premiar produções literárias e artísticas da população estudantil infanto‐juvenil da comunidade escolar vianense, sob as modalidades de Conto, de Ensaio, de Ilustração e de Poesia.

Com este concurso pretende-se incentivar os escritores e ilustradores mais novos de Viana a mostrarem as suas qualidades literárias e artísticas, estimulando o gosto pela leitura, escrita e arte, com trabalhos criativos e inéditos, na modalidade de Poesia e Conto, e a partir da obra literária de António Manuel Couto Viana, no caso das modalidades de Ensaio e Ilustração

Últimas Noticias

Últimos Podcasts