Onze praias vigiadas de Viana do Castelo vão dispor, esta época balnear, de um sistema de identificação de cores para daltónicos. A informação foi avançada esta quinta-feira pela Câmara de Viana do Castelo na sequência da assinatura de um protocolo de licenciamento entre o município e a empresa proprietária do Código Color ADD – Sistema de Identificação de Cores.
O acordo tem um prazo de três anos, renovável, e será utilizado nas 11 praias vigiadas do concelho.
O ColorAdd é um sistema de identificação de cores para daltónicos que foi desenvolvido por Miguel Neiva, designer gráfico e professor da Universidade do Minho, para ajudar a minorar um problema que afeta cerca de 10% da população masculina mundial. Através da utilização do código, o daltónico olha para um dado objeto, uma peça de roupa ou um sinal de trânsito, e através dos símbolos nele colocados consegue distinguir as cores.
A ColorAdd tem como missão contribuir para a inclusão e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos com dificuldade de interpretação das cores, nomeadamente os daltónicos e grupos de indivíduos que, pelas suas deficiências, se encontram privados de realizar com independência, segurança e tranquilidade todo e qualquer ato onde a cor seja fator determinante de orientação, identificação ou escolha.
Desde a sua criação, o ColorAdd tem sido aplicado em várias situações, principalmente em Portugal, em hospitais, escolas, transportes, acessibilidade e vestuário.