Viana do Castelo abriu a época balnear, com o hastear de 8 bandeiras azuis nas praias do concelho. As praias contempladas com o galardão da Associação Bandeira Azul da Europa foram, este ano, a Arda (Mariana), Afife, Paçô, Carreço, Praia Norte, Cabedelo, Amorosa e Castelo de Neiva. Neste verão, o dispositivo de segurança das praias envolve 40 nadadores salvadores e meios de resgate que incluem mota de água, mota 4×4, barco e duas viaturas.
A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade, um galardão que é atribuído anualmente às praias e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utilizadores da praia e de informação e sensibilização ambiental.
Uma praia com bandeira azul significa, entre outras coisas, que é uma praia com uma boa qualidade da água, limpa e equipada com recipientes para o lixo, com instalações sanitárias em boas condições de higiene, com boas acessibilidades, que é vigiada por nadadores-salvadores, de 15 de junho a 15 de setembro, das 09:30 às 19:30 horas, com equipamento para prestar os primeiros socorros e com informação e atividades de educação ambiental. Ao todo são necessários 32 requisitos para que uma praia possa hastear a Bandeira Azul.
Na Praia do Cabedelo, recorde-se, a época balnear abriu mais cedo, a 1 de maio, prolongando-se até 15 de outubro, devido à afluência de praticantes de desportos náuticos.
Nesta época balnear, recorde-se, o município de Viana do Castelo recebeu, mais uma vez, as bandeiras “Qualidade de Ouro” nas 8 praias de bandeira azul do concelho, tendo ainda sido galardoada a praia da Ínsua. A avaliação da bandeira “Qualidade de Ouro” é efetuada pela Associação Nacional de Conservação da Natureza (QUERCUS) desde 2010, recorrendo à informação pública oficial disponibilizada pelo Instituto da Água.
O objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos apresentam sistematicamente boa qualidade ou qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água. Em Viana do Castelo, desde 2010 são galardoadas as mesmas nove praias com Qualidade de Ouro.
Para conquistar este galardão, as praias vianenses apresentaram qualidade excelente entre os anos 2013 e 2017, período correspondente aos últimos cinco anos, e todas as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear (de 2017) apresentam resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares.